IV fórum de arquitetura tem início no Campus Barra

Evento contou com palestras, mesa redonda e oficina para os alunos

Na última terça feira, dia 01/11, aconteceu no Campus Barra da Universidade Veiga de Almeida, o primeiro dia do IV fórum de arquitetura. Durante o evento, foi realizada uma mesa redonda para discutir e repensar o Rio de Janeiro, além de contar com a presença de ex-alunos da universidade que apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, além de uma oficina prática para análise visual do território ao redor do campus. 

O dia começou com a provação de como repensar as mudanças sobre o Rio de Janeiro. Um dos pontos colocados na palestra foi os impactos climáticos que a cidade obteve nos últimos tempos. A professora do departamento de urbanismo da UFRJ, Eliana de Queiroz, explicou que houve o aumento do calor extremo e das inundações no Rio de Janeiro, devido aos grandes níveis das chuvas, que estão cada vez mais severas. “Nós precisamos passar a olhar para essas questões climáticas com mais atenção para criar um bom planejamento geográfico”, relata. 

Na segunda parte do evento, Fernando Bauler e Mariana Santos, dois ex-alunos da Universidade Veiga de Almeida, fizeram a exposição de suas pesquisas, com foco principal no bairro onde se encontra o Campus, a Barra da Tijuca. Fernando comentou sobre o plano piloto feito por Lúcio Costa, para o desenvolvimento da Barra da Tijuca, que completou 50 anos em 2019. Além disso, o arquiteto comentou sobre a relação da arquitetura e do urbanismo com a legislação: confira no áudio abaixo:

No projeto de Mariana Santos, a arquiteta traz a ideia de transformar o modernismo da Barra da Tijuca em um lugar compacto. Veja a explicação da profissional no vídeo abaixo


Por fim, os alunos tiveram uma oficina prática com a professora Letícia Viana, e usaram a tecnologia para explorar o relevo que se encontra o Campus. “Essa experiência de caminhar e reconhecer toda a morfologia da cidade através dos mapas para além de dentro da universidade é muito importante”, afirma Letícia. 

O evento contou com a organização e participação da coordenadora do curso de Arquitetura da Barra, Natália Sanchez. Ela comentou sobre os benefícios que um fórum como esse pode agregar na vida dos alunos: “É uma oportunidade imensurável de o aluno ter acesso a essas experiências sem sair da universidade, pois já está dentro do contexto e da rotina das aulas”, afirma a coordenadora. Além disso, Natália falou sobre a importância dos conteúdos apresentados no evento, para o crescimento profissional de todos que estavam presentes. Confira no vídeo abaixo


Helena Vilhena, aluna do 2° período falou sobre a importância do fórum na sua formação: “Palestras como essas ajudam a ampliar nossos olhares e perspectivas quanto ao curso e quanto a nossa profissão, além de expandir nossos conhecimentos”, afirmou a estudante. 

Ana Júlia Queiroz – 7º período 
Igor Concolato – 2° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s