O evento “No Beat do Design de Experiências” discute a Economia Criativa

Palestrantes e o poder público abordaram o mercado criativo

Na última quinta-feira, 29/09, aconteceu a palestra “No Beat do Design de Experiências” no Teatro Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. O evento contou com Verônica Marques, designer de experiências, Leonardo Amato, professor e gestor do laboratório CRIA da UVA, Leonardo Morel, pesquisador de música, além de uma apresentação musical do cantor Guilherme Schwab. O foco foi esclarecer como é o ramo da criatividade e das experiências através do Festival BigBeat.

A ação foi marcada por debates, entrevistas, informações e música. Quem comandou as dinâmicas foi Verônica Marques, também mestre em Economia Criativa. A profissional explicou como surgem as ideias para montar experiências em festivais e destacou a relação através dos cinco sentidos como tato, audição, visão, paladar e olfato, bem como as memórias afetivas.

“A gente entrega uma jornada, mas reinventa a autenticidade”

Verônica Marques.

Leonardo Amato, professor de Publicidade e Propaganda da UVA, estava presente na palestra de abertura e apontou que o aumento da Economia Criativa não é uma melhora ou um desenvolvimento, porém um resgate daquilo que foi perdido durante a pandemia. Ainda concordou que houve um avanço no uso de ferramentas no meio digital e ressaltou: “O desafio principal do Brasil é se tornar um país inovador na essência”.

Outro convidado da mesa foi Leonardo Morel, integrante do programa “Music Business da NYU College of Arts and Sciences”. O pesquisador relatou como a procura pelo mercado musical aumentou, não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos. O que resultou na nova forma de trabalho devido ao crescimento das plataformas digitais. “Não há limites para o que a música quer propor”, comentou.

Quem presenciou o dia foi Laila Sbardeloto, estudante no 6º período de Publicidade e Propaganda, e estagiária do campus Barra. Participar foi uma experiência única, assim descrito por ela. “O aprendizado que tirei foi a intencionalidade e sagacidade em todos os detalhes, pois eles produzem algo que podemos converter”, revelou.

Joyce Graciano, estudante e futura publicitária, disse que a palestra estimula a pensar a vida profissional e receber informações das exigências do mercado. “Eu sempre gostei de ir em eventos de marketing, publicidade e inovação. É sempre enriquecedor”, afirmou.

Após a palestra, o cantor Guilherme Schwab realizou um pocket show. Vencedor do Grammy Latino, o músico estava contente em se apresentar no mesmo espaço, no qual Cazuza já performou. O artista afirmou que eventos como este ajudam na hora de se reinventar.

Verônica Marques e Guilherme Schwab falam do impacto do “No Beat do Design de Experiências”. Confira no vídeo abaixo:


O evento é uma preparação para a 3ª edição do Festival Big Beat. Patrícia Moreno é uma das idealizadoras e produtora, e diz que a ideia foi fazer um festival para a família curtir um dia de música. “As pessoas podem esperar muita diversão, experiências e curtir uma tarde com seus pais e filhos, enfim, de todas as idades”, declarou.

Entre os presentes estava o subsecretário Leonardo Saramago Pinheiro da Prefeitura do Rio de Janeiro. O representante compareceu ao teatro Ipanema para acompanhar a iniciativa cultural do Big Beat. A proposta é aproximar alunos e profissionais com o mercado de produção musical. “Quando você incentiva cultura, você incentiva desenvolvimento”, concluiu.

O subsecretário da Prefeitura do Rio comenta formas de impulsionar a cultura. Ouça no áudio abaixo:

O Festival Big Beat acontece nos dias 15 e 16 de outubro no Shopping VillageMall. Com Entrada franca, no line-up nomes como a cantora Ana Gabriela e participação especial de Mariana Nolasco. A Banda Rockin’ Kidz e o duo Outroeu integram a programação também.

Pedro Amorim – 7º período
Sabrina Marques – 4º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s