O Delegado Allan Turnowski debate a Segurança Pública do Rio de Janeiro com alunos do curso de Direito da UVA

O campo do Direito na Polícia Civil foi um dos assuntos abordados

Na última quarta-feira, 01/06, aconteceu a palestra presencial “Mitos e verdades na Segurança Pública: O sistema de justiça criminal e o papel da Polícia Civil” com o Dr. e delegado Allan Turnowski. A reunião foi organizada pelo curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida, campus Barra, como uma oportunidade de estudo e discussão para contextualizar os últimos acontecimentos da sociedade atrelados ao tema.

O evento contou com a presença dos debatedores e professores Marcelo Marques, Marcelo Velloso, além do delegado de polícia Edesio Ramos. Durante o encontro, o ex-secretário de polícia civil do Estado, Allan Turnowski, compartilhou a experiência na área da segurança pública para aproximar os futuros advogados dessa realidade. Ser delegado de polícia sempre foi algo planejado para o profissional que tem experiência há 27 anos no cargo. “É entrar no plantão e aplicar o Direito. Acho que o aluno tem que seguir a vocação dele, se esforçar e buscar conhecimento, mas valorizar a advocacia”, contou Allan.

Tipos de crimes, eixos estratégicos da Polícia Civil, como o fortalecimento institucional, inteligência, investigação e ação, além de modelos de investimentos foram alguns dos assuntos abordados. O delegado Turnowski também destacou alguns mitos e verdades sobre a segurança pública: “A ação policial não viola os Direitos Humanos, na realidade a ação policial garante os Direitos Humanos”.

O delegado Allan Turnowski reflete a temática proposta.


Quem compreendeu o exercício da profissão no mercado de trabalho, através da palestra, foi Helena Sanjines, aluna do 3º período de Direito. Participar do momento foi fundamental para a discente. “Quanto mais aprofundarmos nesse sentido, a gente vai ter maior qualidade de senso crítico”, revela. 

Helena Sanjines fala sobre o impacto da apresentação.

Segundo o professor do curso Marcos Aurélio Lopes, a escolha da temática reflete a grave crise na área da segurança. “É uma realidade do Rio de Janeiro, principalmente, é um assunto que não sai de moda. A Segurança Pública é um fato que transcende a cidade”, explica.

“Mitos e verdades na Segurança Pública: O sistema de justiça criminal e o papel da Polícia Civil” marcou o primeiro evento presencial de Direito no campus. Para o coordenador de Direito, Soniárlei Vieira Leite, o objetivo é colocar o espaço acadêmico aberto para discussões atuais. “Concordando ou não nos faz pensar, refletir e verificar os diversos posicionamentos do tema”, conclui.

Pedro Amorim – 6º período
Editado por Lucas Souza – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s