A programação de 23 a 27 de maio foi realizada de forma híbrida
A 18ª edição da Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida aconteceu entre os dias 23 e 27 de maio. Sob a organização dos campi Barra, Cabo Frio e Tijuca, o evento teve como tema central “Direitos Humanos e a Comunicação na Pós-Modernidade”. Palestras, oficinas e workshops, ocorreram com o objetivo de desenvolver o olhar crítico dos estudantes.
As atividades tiveram início com a fala da reitora da UVA, professora Beatriz Balena, que afirmou a importância de aproveitar momentos únicos como a SECOM para expandir o conhecimento e se tornar um profissional diferenciado no mercado. “Discutir direitos humanos, hoje, é fundamental para qualquer profissão, especialmente para aqueles que se destinam à comunicação e publicidade. É nela que você vai encontrar o seu lugar no mundo”, destacou a reitora.
A primeira palestra trouxe Helena Bertho, Diretora Global de Diversidade e Inclusão da Nubank para falar sobre políticas afirmativas. A publicitária destacou exemplos e compartilhou o compromisso da diversidade nas contratações de pessoas pretas, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
“Nosso papel como comunicador é transformar o mundo”
Helena Bertho
“O mundo em ebulição, as fakes news e a sociedade burocrática” encerrou o primeiro dia. A moderação foi da professora Érica Ribeiro e o debate contextualizou os últimos acontecimentos históricos, como a desinformação, violência política e os ataques aos jornalistas. Os profissionais Julia Tavares, Gustavo Barreto, Renato Brito, Cris Dissat e Brígida Brito, discutiram os impactos das transformações digitais no exercício da cidadania. “De ciberdemocracia nos anos 2000, hoje, a gente está falando de ameaça à democracia”, disse Gustavo
No segundo dia de evento, a oficina “O feminismo negro: por quê precisamos dele” teve a participação de Thais Ferreira, especialista em políticas públicas, a cantora Mc Zuleide e a professora Daniela Oliveira. O diálogo buscou retratar a vivência e a resistência das mulheres pretas na sociedade. “Quando a gente fala de mulheres que tiveram que fazer a continuidade sobre todos nós, a gente vai ver esse potencial de inventividade da mulher preta, sobretudo, é para garantir não só a sobrevivência do nosso povo, mas a regeneração da sociedade”, explicou Thais.
Ouça um trecho da Mc Zuleide na palestra.
No dia 25/05, quarta-feira, a oficina “Comunicação Digital e o Mercado de Ações” recebeu Melissa Ferreira, Head de Marketing do canal Contadora de Bolsa. A produção de conteúdo para redes sociais foi o tema da mesa virtual e a profissional compartilhou dicas sobre como alavancar a marca, através da assessoria de imprensa. Melissa também recomendou que todos devemos nos moldar de acordo com as mudanças do mercado.
Quem esteve presente para acompanhar a SECOM pela primeira vez foi o calouro de jornalismo Matheus Buzinari. Ao assistir às palestras voltadas aos Direitos Humanos, o estudante destacou a importância de aprender mais sobre a integridade e dignidade individual. “Vejo como uma grande oportunidade para todos, mas principalmente nós calouros, que começamos o curso tendo contato com professores e profissionais experientes no mercado da comunicação”, relatou.
Matheus comenta sobre a interação no evento.
Confira a reportagem sobre a SECOM Barra, que aconteceu no dia 26/05. A programação contou com palestras e outras atividades presenciais no campus.
“Vivemos em uma sociedade mediada pela comunicação. É por meio dela que podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária”
Ana Cristina Rosado
A Semana de Comunicação foi organizada pela professora Ana Cristina Rosado e os alunos da disciplina de “Tópicos Especiais em Eventos”. No último dia, 27/05, foi realizado um piquenique de confraternização ao ar livre no Parque da Catacumba. “Os alunos subiram a trilha e a gente conversou sobre o evento”, concluiu Ana.
Pedro Amorim – 6º período
Sabrina Marques – 3º período