SIMEP conecta estudantes da Veiga de Almeida e profissionais da área de Engenharia de Produção

Evento com Programação híbrida movimentou os três dias do campus Barra

O Simpósio de Engenharia de Produção começou na quarta-feira, 25/05, no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida. Com mentorias, palestras e workshops, os participantes do evento têm a chance de atualizar os conhecimentos na área e ter contato com profissionais.

Para o CEO Daniel Augusto, a 10ª edição é marcada pelo acolhimento e resiliência. Após o período virtualizado de dois anos, o SIMEP retorna às atividades presenciais. O tema central é “As (novas) perspectivas da segurança pública a partir da utilização da engenharia de produção”.

Daniel Augusto e as expectativas do Simpósio.


O professor Alexandre Paixão comandou a mentoria “Modelo de Negócio e Práticas Empreendedoras”. Foi a primeira vez do docente no evento como palestrante e a proposta foi transmitir a experiência técnica da engenharia proveniente do mercado de trabalho. “Toda a universidade teria que ter a oportunidade de receber esses eventos por conta da diversidade de conhecimento que chega de fora para dentro da instituição”, diz.

A palestra “Subjetividade na Otimização” com o Prof. Dr. Carlos Simões buscou analisar a influência da subjetividade no processo decisório, além da criação e interação no cotidiano. “O que quero passar aos alunos é não confundir subjetividade com objetividade e entender os resultados dos problemas”, relata.

No 7º período do curso de engenharia, o estudante Raphael Feitosa destaca o Simpósio como um momento para aplicar os conceitos estudados no âmbito profissional e acadêmico. Segundo o universitário, durante a palestra com o Dr. Carlos Simões, ele conseguiu perceber como o ambiente externo pode influenciar no meio interno. Já para o egresso e empreendedor Gabriel Fortuna, participar da mentoria de empreendedorismo foi um divisor de águas para a própria carreira.

“O professor Alexandre deixou muito claro uma visão que eu tinha. Foi excelente ele ter compartilhado que um dos maiores pilares dentro de uma empresa, independente do Core Business dela, é a cultura. Eu tinha 99% de uma ideia na prática com um ano de empresa e ele preencheu essa lacuna que faltava”

Gabriel Fortuna

O Coronel Marcio Pereira Basílio apresentou a “Palestra Magna: PO Aplicada a Segurança Pública: A Escolha da Estratégias de Policiamento”. O Subchefe Administrativo do Estado Maior Geral e de Ordenador de Despesas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro examinou os modelos de combate ao crime na segurança e de policiamento, como formas de contextualizar fatos atuais na sociedade carioca. “Você não escolhe uma única estratégia. Existe um portfólio de estratégias que podem ser utilizado dependendo da situação e do tipo de delito”, explica.

Monique Damaceno, aluna do 10º período em Engenharia de Produção do campus Cabo Frio, se sentiu motivada para comparecer na conferência. Através da base dos palestrantes, a estudante deseja se encontrar na profissão a ser seguida, já que conseguiu um estágio no último período.

Monique fala o que pôde aprender no SIMEP.  

Para o coordenador do curso Fabrício Dias, o SIMEP é um instrumento de atualização no mercado de trabalho. Após dois dias de evento, o Simpósio chegou ao último dia nesta sexta-feira, 27/05, com uma intensa programação temática. “Trabalhar com educação e conhecimento é gratificante”, conclui Fabrício.

Pedro Amorim – 6º período
Editado por Lucas Souza – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s