A assistência é disponibilizada à população
O campus Barra da Universidade Veiga de Almeida inaugurou no mês de maio o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Por coincidência, o dia 06/05, data do início das atividades, é também aniversário do criador da Psicanálise, Sigmund Freud.
É através do SPA que os alunos do curso nos períodos finais realizam o estágio e vivenciam a prática profissional. Muito além do espaço voltado aos psicólogos em formação, a instituição também é um lugar de acolhimento ao público. Barbara Carissimi, coordenadora do curso de Psicologia do campus, define como uma troca, todas as partes são beneficiadas. “Tem causado e causa um impacto muito positivo, as pessoas entendem que elas têm um lugar de amparo para tratarem das questões acerca da saúde mental”, expressa.
Barbara Carissimi compartilha a melhor forma da comunidade interna (UVA) e externa aproveitarem o Serviço.
Clarice Medeiros, coordenadora do Serviço nos campi Barra e Tijuca, aponta que os estagiários ficam responsáveis pelos acompanhamentos e recebem a orientação necessária dos professores supervisores. O serviço preenche uma lacuna deixada pelo serviço público. “O atendimento público tem uma ampla demanda e superlotação, e o SPA configura-se como uma alternativa possível, facilitando o acesso às psicoterapias e os trabalhos realizados pelo campo da psicologia”, diz Clarice.
Clarice Medeiros comenta a representação da chegada do Serviço de Psicologia Aplicada na UVA Barra.
Os atendimentos têm um valor social entre dois e 25 reais, valores esses estipulados e combinados já na primeira sessão. Para marcar uma consulta, a professora e orientadora Barbara recomenda encaminhar um e-mail para “spabarra@uva.br” e relatar o interesse prévio. “O candidato receberá uma ficha de inscrição para preencher, entrará numa fila de atendimento e será, então, informado na ocasião”, conclui.
Pedro Amorim – 6º período