Novidades e desafios do ensino superior

Calouros de 2022 chegam ao ambiente universitário com a volta às aulas presenciais

De acordo com o dicionário Oxford, ser calouro significa: estudante recém-chegado a uma instituição de ensino ou que ainda cursa o primeiro ano. Ao sair do ensino médio muitos alunos sentem a diferença de encarar uma rotina universitária. Deixar os costumes da escola e entender o novo caminho que está prestes a cursar é uma realidade vista desde o primeiro dia de aula. Conhecer o campus da faculdade, novos colegas de turma e matérias direcionadas para a área de estudo escolhida, trazem a todo calouro uma espera positiva.

Para Bruna Torres, caloura de cinema da UVA Barra e recém formada no Ensino Médio, a adaptação ao estilo de vida do Ensino Superior tem sido interessante. “Diante dos novos desafios, foi despertado dentro de mim um senso de responsabilidade, dedicação e comprometimento com tudo que eu me proponho a fazer”, diz Bruna.

As novidades e oportunidades do modelo híbrido chamaram atenção da caloura Gabriela Mota. Ao estudar o curso dos sonhos, a jovem revela estar aliviada por vivenciar na prática tudo o que o Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida tem para oferecer: “É um sentimento muito bom poder estar de volta à sala de aula e ter esse contato com as pessoas, principalmente após termos passado tanto tempo isolados”, fala Gabriela.

Abandonar o famoso “professor, posso ir ao banheiro?” pode trazer uma sensação de completa liberdade, e de fato a universidade traz isso, porém a responsabilidade e compromisso são essenciais para a trajetória. A professora Michele Vieira, do curso de Jornalismo, Publicidade e Cinema, enfatiza o quão necessário é o aluno aproveitar cada conteúdo e cada aula. “A dica que eu dou é para que os jovens enxerguem a universidade como um grande privilégio. Cada matéria tem o objetivo de profissionalizar o aluno”, afirma a professora.

Michele Vieira comenta qual é a maior vantagem de entrar em uma universidade na juventude.

De acordo com Renata Feital, coordenadora do curso de Jornalismo e Publicidade do campus Barra, a faculdade é um lugar facilitador de experiências para a construção social e profissional de cada indivíduo. “A minha dica é que vocês possam aproveitar bastante o momento da universidade e tenham muita vontade de aprender”, conclui Renata.

Bruno Barros – 1º período
Déborah Gama – 1º período
Julia Alves – 1º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s