Alunos de cinco escolas puderam vivenciar um dia da futura profissão
“Sejam bem-vindos. A Veiga é de vocês”, foi com essas palavras que o diretor do campus Barra, Luiz Prado, recepcionou os alunos do ensino médio no evento: “UVA Maker Day” na sexta-feira (29/10). O projeto é uma forma de ajudar vestibulandos a entender, na prática, as futuras profissões.
Os estudantes do ensino médio do Colégio Nós, Instituto Marcos Freitas, Santa Mônica, Inovar Veiga de Almeida e Tamandaré, conheceram as instalações do campus Barra e realizaram oficinas, divididas por área de interesse, para conhecer as particularidades de cada profissão. De acordo com Natalia Pacheco, coordenadora de comunicação institucional e de relacionamento com escolas, a ideia é ajudar no processo de escolha de curso.
Natalia Pacheco comenta sobre a organização do evento.
Juliana Pereira, aluna do Colégio Nós, participou de uma oficina de nutrição, que trabalhou a análise sensorial com sucos e geleias. Segundo Juliana, esse contato foi um divisor de águas para a própria decisão. “Me deu a certeza de que é isso mesmo que eu quero fazer”, revelou a estudante.
A professora e coordenadora do semi-presencial de Nutrição, Mônica Mesquita Marinho de Carvalho, entende a importância desse encontro e afirma que os estudantes ficaram curiosos para descobrir como os alimentos foram preparados, além de saber sobre detalhes das aulas. “É o momento em que a ficha cai, eles veem a beleza. Eu expliquei algumas técnicas de preparo e eles ficaram empolgados. Já queriam saber a receita da geleia. Foi bem positivo”, contou Mônica.
No estúdio de TV foi o momento de aprender a prática do repórter no telejornalismo. A oficina foi comandada pelo professor Anderson Barreto. Com o microfone em mãos e uma câmera profissional, Lorenna Medeiros, do Instituto Marcos Freitas, executou uma entrada ao vivo para falar sobre a preparação para o vestibular. “Achei interessante ver o processo, é uma boa ajuda para te guiar quando for escolher uma área para seguir”, disse Lorena.
Renata Feital, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing, apresentou a faculdade como um instrumento de inserção ao mercado de trabalho. De acordo com a profissional, vivenciar o lugar agrega para o conhecimento dos alunos do ensino médio. “O contato é incrível e dá a exata medida de como é a prática da disciplina. Ajuda o aspirante que tem vontade de ser jornalista saber se é realmente esse caminho que deseja seguir”, explicou Renata.
Luiz Fernando da Silva Prado, diretor do campus Barra, fala sobre a contribuição do “UVA Maker Day” para os estudantes.
Ao todo foram 11 oficinas nas áreas de Direito, Psicologia, Moda, Cinema e Audiovisual, Nutrição, Jornalismo e Publicidade, entre outras profissões avaliadas.
Pedro Amorim – 5º período