Projeto social arrecada alimentos pelo Brasil

Tem Gente Com Fome” é uma ajuda a quem não tem nada para comer

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 40 milhões de pessoas estão vivenciando situações de miséria no Brasil.  A ação solidária  “Tem Gente Com Fome”, organizada pela Coalizão Negra por Direitos, tem como objetivo doar cestas básicas para mais de 223 mil famílias em todo o país e ajudar em situações precárias nesse tempo de pandemia. O projeto contou com apoio de outras ONGs e movimentos sociais, como Instituto Ethos, Oxfam, Anistia Internacional, 342 Artes e Ação Brasileira de Combate às Desigualdades.  

A intenção da ação solidária foi inspirada no poema de Solano Trindade “Se tem gente com fome, dá de comer!”.  Por meio de doações, a ação conseguiu arrecadar 250 mil reais em menos de 24 horas.

Tantas caras tristes
querendo chegar
em algum destino
em algum lugar
se tem gente com fome
dá de comer
se tem gente com fome
dá de comer

Solano Trindade

A coordenadora de projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues, conta que a parceria para a iniciativa “Tem Gente Com Fome” surgiu de um ambiente junto com outras instituições que atuam na luta pelos direitos humanos. “Estamos lidando com a necessidade de garantir a sobrevivência de milhões de pessoas que hoje não possuem comida, nem itens básicos de higiene pessoal e estão ainda mais vulneráveis aos efeitos do vírus”, disse Scarlett.

De acordo com o documento da Oxfam de 2020, revelou-se que até 12 mil pessoas poderiam morrer por fome diariamente devido às consequências da pandemia de covid-19. Isso foi mais do que o total de mortes diárias causadas pela doença em si. Diante disso, muitas associações e ONGs se reuniram entre si para criar ações  sociais como a “Tem Gente Com Fome”, espalhando solidariedade para quem mais precisa em momentos difíceis de isolamento social.

“A mensagem que a campanha quer deixar é que todo mundo pode ajudar. Seja com mais recursos ou com menos recursos, mas o importante é ajudar”, relata a coordenadora. Scarlett Rodrigues também aponta que a campanha deseja despertar a empatia das pessoas, fazendo com que compreendam a realidade de quem está em situação de vulnerabilidade no país.

A fotojornalista Beatriz Domingos foi voluntária da ação e descreve que se sentiu muito triste em fotografar pessoas em momentos tão difíceis como esse.O que eu vejo na fotografia é um pedido de socorro, é mostrar a situação que muitos não sabem que existe.”

Aperte o play e veja o vídeo da campanha:

O projeto conta com auditoria e  a adesão de artistas e formadores de opinião para continuar transformando a vida de quem não tem o que comer. Para conhecer mais sobre o “Tem Gente Com Fome” clica no link abaixo:

http://www.temgentecomfome.com.br/

Ana Júlia Queiroz – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s