Projeto Cinema em Movimento incentiva debates por meio da arte

Mostra de filmes abre diálogos sobre temáticas de interesse social com produções cinematográficas

O cinema pode ser uma ferramenta de entretenimento e de fomento a discussões sociais importantes. Entretanto, o acesso à sétima arte nem sempre acontece de forma homogênea. O projeto Cinema em Movimento utiliza o audiovisual há 21 anos como veículo e ferramenta de ensino, proporcionando debates de aspectos culturais, literários e políticos em diversos cantos do país. 

Com o intuito de potencializar mudanças sociais por meio de produções cinematográficas e incentivar a exibição de filmes nacionais, o projeto Cinema em Movimento foi criado pela produtora MPC filmes em parceria com o Instituto Cultura e Movimento. O objetivo era levar obras brasileiras a locais que normalmente não chegam. Hoje, o projeto além de ampliar o alcance do cinema nacional, traz debates significativos à  população e age como agente transformador no cenário educacional.

O Cinema em Movimento é o maior projeto de circulação de filmes nacionais e trabalha com 5 frentes: O Circuito Comunidade, Circuito Escola, Circuito Universitário, Circuito Oficinas e o Circuito Professor. Tatiana Maciel, 43 anos, Coordenadora do projeto, conta que chegar ao Circuito Universitário e levantar pautas e debates sobre Direitos Humanos é de extrema importância.

 “O que a gente quer com esse debate sobre Direitos Humanos é conseguir sensibilizar os telespectadores para que eles enxerguem de uma forma mais ampla quais são seus direitos básicos. Dessa forma, a gente constrói uma sociedade mais justa”

Tatiana Maciel
Tatiana afirma que o cinema consegue influenciar debates significativos e traz grandes reflexões. Foto: arquivo pessoal.  

A mostra cinematográfica propõe debater filmes com temáticas de interesse social e ampliar as discussões no ambiente universitário. O projeto, que sempre ocorreu presencialmente, neste ano, prepara a primeira edição online para inscritos de nove municípios do Rio de Janeiro. Luis Fellipe Kuf, graduando em Direito pela Universidade Federal Fluminense e um dos mobilizadores do programa, explica que os debates ajudam a entender sobre as problemáticas atuais para que não haja retrocesso.

‘’O mundo cinematográfico e da arte consegue nos emocionar, são aglomerados de emoções fundamentais para o ser humano viver. Por isso que o cinema consegue facilitar a forma de debater temas tão importantes’’

Luis Fellipe Kuf 

Os filmes abordados nas lives levantaram questões, instigaram o debate e trouxeram diferentes pontos de vista. Davi Reid, aluno de Direito da UFF e telespectador da live do Luis Fellipe sobre temas raciais, afirmou que a transmissão ao vivo o fez refletir sobre questões e termos que são utilizados incorretamente, além de permitir aumentar o alcance de pautas necessárias.

Davi Reid enfatiza que as lives no ambiente universitário são de extrema importância, contudo, elas deveriam ir além e alcançar maiores locais. Foto: arquivo pessoal.

“As lives conseguem ampliar o acesso ao conhecimento! Utilizar outros meios como a internet para levar a informação e trazer discussões opinativas de pessoas que vivem ou que tem uma atuação social nas circunstâncias debatidas, é fundamental”

Davi Reid

Veja abaixo o vídeo de Tatiana Maciel, coordenadora do projeto Cinema em Movimento, sobre como o projeto transforma a educação e as pessoas:  

Um filme é capaz de alcançar, influenciar e recriar o real. Quando se leva uma produção cinematográfica para o mundo educacional, é possível formar uma consciência crítica a respeito da realidade e fomentar debates futuros. O Cinema em Movimento possibilitou encurtar as distâncias e amplificar discussões relevantes para a sociedade, possibilitando transformações individuais e sociais.

Ana Beatriz Rangel – 3° período

Virgínia Carvalho – 3° período 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s