Exposição “Darwin – Origens e Evolução” traz ciência e arte para o ambiente virtual

A mostra conta com visitação e oficinas gratuitas

Charles Darwin foi um cientista que mudou a forma de lidar com diversas áreas de estudos. Em “A Origem das Espécies”, Darwin inovou trazendo teorias inovadoras e uma nova forma de pensar a existência na Terra. A mostra virtual “Darwin – Origens e Evolução” entrega para o público um pouco da história do cientista e as descobertas que ele fez ao longo dos anos de pesquisa. Aos visitantes uma oportunidade de reunir história, ciências naturais, jogos e muita arte. 

A segunda edição de “Darwin – Origens e Evolução” foi virtualizada em decorrência da pandemia de Covid-19. Em 2019, a mostra aconteceu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e teve um público de mais de 30 mil pessoas. Já em 2021, a expectativa é que esse número cresça, uma vez que a mostra pode ser acessada virtualmente de qualquer lugar. Segundo o diretor artístico e curador da exposição, Diogo Rezende, trazer uma exposição do mundo off-line para o on-line foi um desafio que ele não enfrentou sozinho. 

“Sabíamos que não queríamos uma mostra virtual “tradicional”, no estilo navegação 3D simulando um espaço físico real. A experiência da web é muito distinta da experiência que se pode viver no museu e, como um estúdio de curadoria e design, sabíamos que podíamos ir muito além se juntássemos um time de artistas, educadores, desenvolvedores e designers para reformular a mostra para o ambiente virtual” 

Diogo Rezende

Assim, foi possível trazer informação e ciência acompanhados de doses artísticas. Ao todo, mais de 300 peças compõem a exposição com games, acervo documental, ilustrações, vídeos e fotografias. Todo o material é interativo e preza pela acessibilidade. Além do texto, o usuário tem acesso a abas em LIBRAS e em áudio, possibilitando a participação de pessoas com pouca ou nenhuma audição e visão. 

Além da opção de ouvir o texto, o usuário também pode ter a leitura em LIBRAS por um intérprete. Foto: reprodução.

Para a designer e professora universitária, Vera Zunino, a experiência virtual trouxe apelos que não existiam na primeira edição. Vera visitou os dois formatos e, segundo ela, a mostra segue a mesma ordem, mas a interatividade faz com que o visitante se envolva mais com o conteúdo. “Os jogos transformam a experiência mais atraente, principalmente para as crianças. Os jogos são uma forma de mostrar a história das nossas espécies e são muito atraentes”, contou Vera.

Essa aventura começa na “Árvore da Vida”, na qual a jornada é apresentada ao visitante em 4 salas: “A ciência antes de Darwin”; “Um novo tempo”; “A jornada do Beagle” e “A origem das espécies”. A passagem entre as salas é fluída e linear, mas pode ser desconstruída caso o usuário deseje. 

Assista ao vídeo sobre a mostra “Darwin – Origens e Evolução”


A exposição “Darwin – Origens e Evolução” está disponível por tempo indeterminado. O acesso é livre e gratuito.

Rafaela Barbosa – 8 período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s