Masterclass promovida pela UVA traz as principais tendências para o futuro mercado de trabalho

Live reforça a necessidade dos alunos de pensarem sobre o amanhã

“A UVA traz o futuro para conversar conosco”. Esta foi a frase dita pela reitora Beatriz Balena na abertura da masterclass O Futuro Manda Notícias, ocorrida virtualmente nessa terça-feira (23/03). O convidado dinamarquês Peter Kronstrom, Head do Institute For Studies da Copenhagen, discorreu sobre as principais mudanças que estão acontecendo hoje na sociedade e de que forma elas impactarão as gerações futuras, no âmbito social e profissional.

A reitora Beatriz Balena explica que a palestra teve como intuito romper paradigmas que as pessoas vêm acreditando ao longo do anos sobre o próprio futuro e colocar os universitários com um pé à frente dos outros futuros profissionais do mercado. “Quem pensa o futuro tem mais portas abertas e quem está concentrado no presente só vive o dia-a-dia. Quando nós sabemos para onde vamos o cotidiano se torna mais fácil e claro”, comenta.

Ouça a entrevista com a reitora da Universidade Veiga de Almeida sobre os desafios e provocações que a palestra traz ao estudante:

Peter Kronstrom ressalta: “O futuro não existe, mas sim infinitas possibilidades de futuros”. Foi com o sentimento de que o amanhã está sendo construído neste exato momento que Peter apresentou tendências futurísticas que são pensadas a partir do que já é observado na sociedade. Entre elas está o empoderamento feminino, a tecnologia e os meios de transportes como novos ambientes de lazer e trabalho.

Masterclass virtual com Peter Kronstrom apresenta os desafios das gerações futuras. Foto: reprodução da internet

Para o dinamarquês que mora no Brasil há 10 anos, a conexão com a natureza pode ser um caminho para uma realidade e, consequentemente, um futuro melhor. “Projetar cenários não é só para os líderes mundiais, é também para pensarmos qual é o futuro que queremos”, destaca.

“O futuro é o resultado das ações que fazemos hoje”

Beatriz Balena

A aluna Isabella Lutz acompanhou de perto a masterclass e afirma que, assim como ela, nenhum estudante de jornalismo tem o privilégio de não pensar no futuro. Para Isabella, a universidade foi de extrema importância para que ela pudesse consolidar um futuro profissional. “Quando eu entrei na faculdade eu tinha uma expectativa sobre o que eu queria ser profissionalmente, mas foi na metade do curso que meus olhos foram abertos, após escutar professores e outros profissionais da minha área em palestras promovidas pela Veiga”, comenta.

Graças a esse aprendizado e a adaptação ao que o mercado de trabalho atual, Isabella trabalha hoje com algo paralelo ao que ela desejava em 2017. A aluna reforça no áudio abaixo a importância de pensar sobre o futuro. Ouça:

Ana Fernandes – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s