A criação de narrativa ficcional

Os bastidores de “O diário de uma vítima”

A sétima história a fazer parte da temporada 2021 de podcasts ficcionais da Rádio UVA Barra é “O diário de uma vítima”. A história narra a trajetória de Valentina, uma mulher que sofreu assédio e decidiu escrever um livro como forma de dividir a própria história para ajudar outras mulheres. 

Produzir um material sem a possibilidade de encontros pessoais com a equipe foi um desafio. Para Gabriela Machado, aluna do 3° período  de Jornalismo, esse foi de longe o maior obstáculo enfrentado. “Foi uma experiência diferente, empolgante e desgastante” diz Gabriela que apesar de tudo vê a podserie como um ponto de virada na vida profissional. “Acredito que dizer que eu fui co-roteirista de uma podserie terá uma valor enorme daqui algum tempo”, destaca.

Ana Karolina Coutinho, aluna do 3° período  de Jornalismo, também participou do processo de criação da série. Ela afirma que a experiência de pré-produção possibilitou um desenvolvimento pessoal e profissional. 

As histórias que eu li e o processo criativo da podserie fez eu evoluir muito como pessoa e como estudante. Sou muito mais resiliente e aprendi que pautas como essas que foram discutidas na podserie  não podem deixar de ser debatidas pois são mais comuns do que imaginamos” 

Ana Karolina Coutinho

Assista ao vídeo de Ana Karolina Coutinho sobre a produção da podserie

Valentina, a personagem principal de “O diário de uma vítima”, decide dividir a própria experiência com outras mulheres e, assim, ajudar quem também passou por alguma situação de assédio. Na vida real, essa história provoca muitos debates importantes para a sociedade e apresentar em forma de narrativa ficcional possibilita informar e dar noção de que o assédio precisa ser debatido em público.

Ouça agora a temporada completa

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s