A criação de narrativa ficcional

Os bastidores de “Castelo de Cartas”

“Castelo de Cartas” foi a terceira história a fazer parte da temporada 2021 de podcasts ficcionais da Rádio UVA Barra. O distanciamento e a impossibilidade de um encontro ao vivo, por conta da pandemia, não impediu a equipe de desenvolver uma trama que se passa num futuro caótico no Estado do Rio de Janeiro. 

Artur Lopes Lavinas, aluno do 3º período de Jornalismo do campus Barra, fez parte da equipe que idealizou e escreveu a série. O cenário apocalíptico no qual os personagens vivem foi o ponto de partida. Crise econômica, ambiental e política fazem parte dessa história que, apesar de ficcional, tem inspirações na realidade. 

“É uma história que se passa teoricamente em 2021, num cenário piorado, só que ela poderia ser a nossa realidade. A gente menciona casos gravíssimos: queimadas na Amazônia, apagão no Amapá. Então, esse cenário é ao mesmo tempo distópico e verossímil”,

Artur Lopes Lavinas.

A bagagem em cultura pop adquirida por Guilherme Da Silva Luz, aluno do 7º período de  Publicidade e Propaganda no Campus Barra, foi essencial para construir a atmosfera da série. Para ele, o foi um exercício de reunir referências e criar uma narrativa própria. 

Assista o vídeo de Guilherme Da Silva Luz sobre o processo de pós-produção

A série “Castelo de Cartas” é a terceira da temporada 2021. Na próxima semana, os ouvintes da Rádio UVA Barra vão conhecer a história de “A hora do crepúsculo”, uma narrativa repleta de fantasia e aventura. 

Ouça agora a podsérie Castelo de cartas:

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s