A criação de narrativa ficcional

Os bastidores de  “Caramelo, o doguinho carioca”

A segunda história a fazer parte da temporada de podseries 2021 da Rádio UVA Barra foi “Caramelo, o doguinho carioca”. A jornada começa com o resgate de um vira-lata cor de caramelo no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. A chegada do cachorro na casa da família Silva desencadeia uma série de eventos que mudam a vida daquelas pessoas. 

O podcast ficcional foi desenvolvido para a disciplina “Escrita criativa: narrativas”, durante a pandemia. O desafio da idealização da narrativa e a produção em si foram somados ao distanciamento social que fez com que os integrantes do grupo tivessem que tomar todas as decisões de forma virtualizada. 

Para Ariane Viana, aluna de jornalismo do campus Cabo Frio, o distanciamento foi um obstáculo que precisou de muito esforço e organização para ser superado. Além disso, ela relatou que conciliar esse trabalho com outras disciplinas também foi um desafio. “A gente começou a se reunir três vezes por dia pra poder terminar a tempo, mas no final deu tudo certo. Eu acho que acaba fortalecendo a gente”, contou. 

A força da qual Ariane fala pode ser útil na vida dos profissionais de comunicação que estão ingressando no mercado de trabalho. Mariah Fernanda Souza Sá, aluna de Publicidade e Propaganda do campus Cabo Frio, acredita que passar por esse processo foi crucial para que ela pudesse conhecer novas possibilidades dentro da comunicação. 

Ouça o áudio de Mariah Fernanda sobre expandir os horizontes

A história de “Caramelo, o doguinho carioca” trouxe para o ouvinte questões sobre a vida no subúrbio do Rio e pautas como LGBTfobia, transtorno de ansiedade e relacionamentos abusivos. Confira os links dessa história:

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s