Fórum de Marketing da UVA promove debates virtualmente

Alunos organizaram o evento que discutiu os rumos da área no contexto de pandemia

O XX Fórum de Marketing UVA Tijuca e I Fórum de Marketing UVA Barra aconteceram nos dias 10 e 11 de novembro com o tema “Marketing corporativo”. Profissionais de ramos diferentes palestraram sobre o impacto do marketing no processo de superar a atual crise sanitária. Cerca de 100 pessoas assistiram ao vivo. 

A reitora Beatriz Balena fez a abertura do evento falando sobre a necessidade de alinhar o conhecimento técnico à resiliência. Foto: reprodução da internet.

A abertura do evento ficou por conta da reitora da UVA Beatriz Balena. Em vídeo, ela prestigiou a equipe de discentes e docentes envolvidos na produção e falou da importância de atividades desse tipo no contexto atual de distanciamento social. “A educação corporativa hoje não pode prescindir do elemento humano que vai estar presente em todas as situações de uma empresa”, disse a reitora. 

Além dela, a professora Alípia Ramos de Souza, responsável pela disciplina “Prática em Organização de Eventos”, também falou na cerimônia de abertura. Para Alípia, ter a participação de universitários na produção do Fórum é crucial para o desenvolvimento de habilidades para o mercado. “O evento desperta o interesse do aluno por esse trabalho profissional por eles terem a oportunidade de viver todas as etapas de organização, venda e produção de um evento”. 

O professor Alfredo Boente, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, também falou na abertura. Segundo ele, o contexto pandêmico tornou o processo de produção do Fórum desafiador. Alfredo Boente acredita que a organização de um evento como esse pode ter impactos positivos para os universitários. “Com uma proposta de tema ligado à situação atual do mercado, o futuro mercadólogo é capaz de organizar eventos profissionais para grandes corporações”. 

Alípia Ramos e Alfredo Boente não são os únicos que acreditam que a produção do Fórum de Marketing pode ter consequências positivas na vida profissional dos alunos. Stefanni Cararine Baiense, aluna de 20 anos do 3º período, foi gestora do Fórum e teve que monitorar áreas de comunicação, participou dos processos criativos de identidade visual e divulgação. Toda a bagagem que ela adquiriu trouxe uma característica ainda desconhecida da universitária, mas muito valorizada pelo mercado de trabalho: a liderança. “Despertou um lado meu como líder que nunca tinha percebido. Em todas as etapas eu aprendi mais sobre o trabalho em equipe e consequente tem melhorado meu desenvolvimento na empresa a qual atuo”, relata. 

Brenda Azeredo Costa, aluna de 23 anos do 3º período, atuou na criação desde o início e na captação de palestrantes. O tema deste ano foi Marketing corporativo, por isso, ela e os colegas tiveram que definir participantes que promovessem debates relacionados ao tema principal. “Escolhemos palestrantes de mercados diferentes e com muito conhecimento em suas respectivas áreas, justamente para gerar mais conteúdo e conhecimento” e complementa “espero que as pessoas saiam do fórum com uma nova visão”. 

Ouça o áudio de Brenda Azeredo Costa sobre o Fórum de Marketing UVA

No primeiro dia de evento, os primeiros convidados a falar foram os empresários Lucas Tavares e Sérgio Júnior, proprietários do Drink Shop Bar, 1º open bar delivery do Brasil. Eles usaram a experiência no ramo para abordar o empreendedorismo e aumento da demanda por entrega à domicílio no período da pandemia. Em seguida, o professor Firmino Carneiro conversou com os expectadores sobre o marketing corporativo no comércio de bairro: pré, durante e pós-pandemia. 

O segundo dia teve a participação de Thaina Santana, Head of Inside Sales (gerente de vendas internas) da Trinks.com. Ela trouxe a vivência com o mercado da beleza e as inovações que viu surgir no período da pandemia. Já Simone Sanches falou sobre inovações, mas com enfoque no mercado imobiliário. Por fim, o encerramento das atividades trouxe música. Luiza Loroza, cantora e compositora apresentou clássicos da mpb e músicas autorais. 

Cerca de 100 pessoas participaram do XX Fórum de Marketing UVA Tijuca e I Fórum de Marketing UVA Barra nos dois dias de evento. A reitora Beatriz Balena fez um apelo para que os alunos não se afastem daquilo que os torna humanos. Ela dá a dica: “confie muito naquilo que você aprendeu tecnicamente, mas seja capaz de desenvolver suas habilidades emocionais e humanas”. 

Rafaela Barbosa – 8º período

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s