Alunas da Veiga de Almeida são selecionadas para mostra “Novos Talentos Brasileiros – Design e Arte”

A 5ª edição do evento reúne diversos designers e artistas nacionais 

Desde 2016 o evento “Novos Talentos Brasileiros – Design e Arte” celebra o futuro do design nacional e tem como objetivo ser uma vitrine para os novos profissionais impulsionando o mercado de design de produtos. A edição de 2020 conta com a participação de quatro alunas da Universidade Veiga de Almeida. Micaela Menezes, Mariana Montebello, Carolina Vitoria e  Lara Portocarrero Campista estarão na exposição do CasaShopping de 30 de outubro a 15 de novembro com projetos individuais. 

Essa jornada começou dentro de sala de aula. A professora Silvana Rocha orientou os alunos desde a idealização do projeto até as inscrições para a mostra. “Eu procuro sempre estimular meus orientandos e ajudo em tudo que é possível para que eles consigam ir mais adiante”, diz Silvana.

A participação no evento é um ponto de virada na vida profissional das alunas. Lara Portocarrero Campista está na segunda graduação e se redescobriu em Design de Interiores. “Quando a gente vê essa aprovação acontecendo e eu gostar tanto da graduação que eu tô fazendo, a gente sente que tá no caminho certo”, afirma. 

Já Mariana Montebello acredita que a exposição no “Novos Talentos Brasileiros” pode abrir portas e dar visibilidade. A estudante sabe da importância de se manter atualizada e planeja os próximos passos da carreira. “Pretendo investir em cursos dando ênfase ao Design Mobiliário no qual me apaixonei”, declara. 

Paixão, entretanto, não foi o único sentimento presente durante todo o processo. Micaela Menezes teve que tomar todas as decisões sozinha: cor, material, forma. Fazer todas as escolhas e confiar no próprio trabalho se tornaram um desafio a ser ultrapassado. “Isso foi muito difícil porque traz algumas angústias, inseguranças”, conta. Já selecionada, Micaela celebra, “foi como receber uma injeção pra continuar”. 

Professora desde 2003 na Universidade Veiga de Almeida, Silvana Rocha entende que ter eventos como este no currículo é um grande passo na vida profissional. Essa não é a primeira vez que alunos orientados por ela fazem parte do evento, em 2019, Ramon Freire concorreu com o Banco Flexae

“Considero que uma amostra deste tipo dá boa visibilidade aos novos profissionais que ainda não são conhecidos, é uma ótima oportunidade de praticarem o que aprenderam, tirar do papel e produzir algo criado por eles”, Silvana Rocha

Caroline Vitória concorda que ser selecionada traz melhores expectativas para o futuro profissional. Ela acrescenta ainda que além da visibilidade, o evento também possibilita “entrar em contato com outros arquitetos, outros designers e a e experiência de ter que lidar com fornecedores, resolver coisas, ver os materiais”, explica. As futuras profissionais do design se preparam para o mercado de trabalho com a experiência de ser um novo talento brasileiro no currículo.

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s