Pandemia modifica a rotina dos jornalistas

Higienização constante dos equipamentos e entrevistas pela internet foram algumas das medidas aplicadas pelas redações

Arte: Ana Carolina Fernandes

Ouça o podcast da Rádio UVA Barra sobre o tema da cobertura jornalística durante a pandemia do coronavírus:

Com a implementação da quarentena em março deste ano, por conta da pandemia do coronavírus, serviços considerados não essenciais precisaram parar as atividades ou se adaptar ao estilo do home-office. Já o jornalismo, entendido como essencial, continuou com a cobertura diária, informando a população acerca dos desdobramentos do vírus em âmbito nacional e internacional. Porém, medidas de prevenção foram adotadas dentro das redações a fim de evitar a contaminação e a propagação do vírus da Covid-19.

Para quem trabalha na televisão, sair às ruas é inevitável, o que o coloca em risco durante a pandemia. Fábio Peixoto é repórter da Rede Record e conta que tem sido feita uma divisão de plantões para diminuir o contágio dos empregados. “Estamos tentando colocar o mínimo de pessoas na rua em exposição”, comenta. Priscila Chagas, jornalista da Rede Globo, tem feito entrevistas através da internet para não arriscar a saúde dos entrevistados. “Não é só o fato delas poderem transmitir para gente, mas de nós transmitirmos, porque podemos ser assintomáticos”, explica.

Pulverizar álcool 70% em microfones e câmeras antes e depois de usá-los são medidas de prevenção aplicadas atualmente pelas emissoras. O epidemiologista Edimilson Migowski destaca a importância do repórter ter o álcool em gel 70% para higienizar as mãos, quando não tiver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão, e a necessidade de utilizar sempre a máscara, com dupla camada, mantendo a distância de um metro e meio dos entrevistados e demais colegas de trabalho.

Ana Fernandes – 5º Período | Jornalismo …………………………………………………………………………. Gabrielle Lopes – 5º Período | Jornalismo ……………………………………………………………………………….. Julia Santos – 5º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s