SECOM UVA Barra promove debates com profissionais da comunicação e tecnologia

O tradicional evento ganha versão online

Renovação e inovação. Essas são as palavras que mais definem a Semana de Comunicação (SECOM) da Universidade Veiga de Almeida, campus Barra. O evento que esse ano tem o tema “SECOM Streaming”, precisou se reinventar para se adaptar ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Organizado por alunos da disciplina Tópicos Especiais em Eventos, a edição 2020 iniciou hoje (28) e será totalmente online.

Com um formato digital e ao vivo, o evento proporciona um alcance maior de usuários. Na programação, palestras com profissionais atuantes na área de comunicação e tecnologias, oficinas com atividades diversas e sorteios de brindes. O primeiro ciclo de palestras, realizado na parte da manhã, contou com a participação do jornalista Ricardo Neves – que fez a live diretamente de Portugal – e abordou o tema “Vivendo em um mundo de complexidade exponencial”. Em seguida, o especialista em inovação e tecnologia Filipe Baêta falou sobre a importância do aplicativo Anticorona.IO.  

Filipe conta que a ideia da ferramenta é uma forma de auxiliar a população nesse momento de pandemia global, trazendo informações baseadas em ciência, mas de uma forma acessível a todos, de maneira leve e educativa. “Nasci e fui criado numa região pobre do Rio de Janeiro e conheci as dificuldades sendo parte dessa população por muito anos. Pensei em como poderia colaborar com o meu conhecimento para tentar minimizar os impactos da pandemia na vida dessas pessoas”, relata.

SECOM STREAMING e a Tecnologia

Para que a SECOM aconteça no modo digital, o uso da tecnologia foi fundamental, é o que relata Renata Feital, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA Barra, ouça o áudio:

Pela primeira vez a frente da Disciplina Tópicos Especiais em Eventos, a professora Viviane Zatarelli ressalta que a oportunidade de organizar a SECOM online é uma experiência inovadora que acarretará grandes benefícios profissionais. “Não está sendo fácil organizar esse evento, em um novo formato. O desafio é para todos, mas estamos confiantes que já deu certo”.

Confira o depoimento da aluna de jornalismo Catarina Casini, uma das apresentadoras e organizadoras da SECOM:

.

No terceiro período de jornalismo, Lucas Souza participou da Semana de Comunicação no ano passado, ainda no formato presencial, e agora em 2020 na versão online, o futuro jornalista fala que o empenho de todos os envolvidos e a interação entre os alunos e palestrantes chamou muito a sua atenção. “Os conteúdos apresentados agregaram muito para pensar nesse momento de isolamento. Destaco a palestra do Ricardo Neves que traçou um paralelo entre a segunda guerra mundial e esse momento de pandemia”.

Entre os novatos na SECOM, a caloura de publicidade Aimé Borba comenta que está achando a SECOM incrível e adorou que a universidade manteve as atividades, mesmo à distância. “A palestra do Filipe Baêta foi muito pontual e atual. Mostrou que temos como nos manter informados, sem surtarmos, diante do cenário caótico que se desdobra”, diz.

Ao longo da tarde, a programação segue com as oficinas: Aula de Yoga (com a professora de yoga Patrícia Varzakakos, as 15h30) e Receitas saudáveis, rápidas e fáceis para serem realizadas em casa durante a quarentena (com a professora e nutricionista Cinara Oliveira, as 16h).

O primeiro dia de evento continua a noite, a partir das 19h30, é a vez da Psicóloga e Terapeuta Aline Saramago Sahione discutir a “Ansiedade e depressão: Aprenda a desenvolver técnicas para lidar nesses momentos”, logo em seguida, às 20h20 tem a palestra “Como aumentar a relevância do seu perfil pessoal por meio do Linkedin”, ministrada pela Especialista em Marketing Digital do Rio2C, Nathalia Tibães.

A SECOM encerra amanhã (29), confira a programação completa no site da SECOM, as inscrições são online e gratuitas.

Graziela Andrade – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s