Esquenta SECOM fala sobre o futuro do mercado de trabalho

O economista Gabriel Pinto apresenta a importância de se reinventar

O futuro das profissões está a perigo. A frase pode soar como um mal agouro ou como um ceticismo, mas a verdade é que diante de tantas incertezas, a única certeza é que todos precisam se reinventar. E esse foi o tema da palestra do segundo Esquenta SECOM com o economista e líder de “Projetos e Inovação” Gabriel Pinto, que aconteceu no dia 21/05. O bate-papo, mediado pelo professor Eduardo Bianchi, teve como objetivo mostrar a importância de exercitar a criatividade e a originalidade para estar sempre adaptado ao mercado de trabalho.

Gabriel é autor do livro “Passaporte para o futuro” e pesquisador do tema. Ao longo de pouco mais de uma hora o palestrante afirmou que o desenvolvimento da tecnologia, que coloca máquinas ocupando espaços que antes pertenciam às pessoas, também pode acabar gerando novas oportunidades de emprego. “As pessoas precisam ter a capacidade de reaprender para sempre se desenvolver e se reinventar”, explica.

O economista ressalta a importância de treinar e se capacitar para possuir um conhecimento mínimo das novas tecnologias, como programas e Inteligências Artificiais. Afirma que o principal diferencial é unir esses conhecimentos com a criatividade. “É importante nunca ter medo de sonhar e arriscar. A criatividade é a ponte entre a imaginação e a criação, principalmente em momentos como esse”.

“Somos capazes de criar um mundo completamente novo”

– Gabriel Pinto

A plateia virtual era composta por estudantes de publicidade e jornalismo da UVA Barra e contou também com a participação de professores. A troca de conhecimento foi importante para aproximar os pesquisadores de academia. A estudante do 3° período de jornalismo, Luma Keily, afirma que os ensinamentos de Gabriel agregam no futuro profissional e no autoconhecimento. “Se eu tivesse que descrever a palestra em uma só palavra, com certeza, seria ‘enriquecedora’. Acredito que levarei no coração o lema de jamais deixar de sonhar!”

A SECOM Streaming acontece nos dias 28 e 29 de maio com palestras e oficinas, todas gratuitas. As inscrições acontecem no site: http://secomuvabarra.tk/

Érik Sequeira – 4º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s