Live lança livro que discute a relação da Arquitetura e a COVID-19

Conversa discutiu os problemas de planejamento das cidades e como eles agravam a situação da pandemia

Foto: Divulgação

A diretora do campus Barra, da Universidade Veiga de Almeida, Nara Iwata se juntou com a professora do curso de Design de interiores e de Arquitetura e Urbanismo, Andrea Borges, para falar sobre o livro “Coronavírus e as cidades no Brasil”. A live aconteceu no Instagram, no dia 30/04.

O livro teve pré-lançamento no LabFest, primeiro festival de livros realizado totalmente online, no dia 25/04 e traz uma temática atual que demonstra os impactos que essa pandemia trouxe para diversas áreas do conhecimento. “Acredito que por se tratar de uma publicação acadêmica, ganha uma importância ainda maior, especialmente nesse momento em que as “Fake News” se espalham rapidamente”, afirma Nara.

Nara acredita que ficar em casa é algo novo para muitas pessoas. a situação tem levado muitos a descobir seus lares, se dedicar a sua manutenção diária e identificar novas possibilidades – Foto: Arquivo Pessoal

A ideia de organizar a obra surgiu a partir da publicação “Coronavírus e a luta de classes”, uma coletânea de David Harvey e outros autores. Aqui no Brasil, um grupo de arquitetos estavam discutindo a relação entre o COVID-19 e o planejamento urbano e arquitetura, e a partir daí tiveram a ideia de escrever o livro. “Não queríamos artigos científicos. Nosso objetivo era fazer uma publicação com artigos leves, no estilo jornalístico, abordando as cidades brasileiras e o coronavírus”, relata Andrea.

Andrea brinca com seus alunos que o planeta não vai acabar, mas as condições ideais para vivermos nele, sim – Foto: Arquivo Pessoal

O livro é composto por diversos tipos de artigos, mostrando a visão e as previsões de cada pensador para os impactos que as cidades e a sociedade sofrerão pós-pandemia. Em seu texto, a professora Andrea faz uma reflexão sobre as formas de relações sócio espaciais no momento anterior à pandemia, além de realizar questionamentos de como serão as cidades e a sociedade quando isso tudo terminar.

Ouça o áudio da professora Andrea Borges:

A live discutiu também os problemas como o planejamento das cidades, a forma como exploramos os recursos naturais e ambientais, além da maneira como tratamos a vida animal e vegetal do planeta. “Penso que há algum tempo, estamos batendo sempre na mesma tecla de que existem pressões ambientais que a sociedade vem promovendo que trarão consequências muito ruins para nós”, explica.

A diretora do campus Barra aponta que nesse momento de reflexão e nova administração do tempo é importante se organizar para fazer boas leituras e que a Live foi uma oportunidade de mostrar o trabalho de professores e pesquisadores da UVA. “Conheço muita gente que está lendo mais nessa quarentena. Por estarem com mais tempo livre, estão se dedicando mais à leitura”, diz Nara.

Érik Sequeira – 4º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s