Atividades Físicas em meio a Quarentena

Especialistas falam sobre os cuidados ao se exercitar durante o isolamento social

A nova realidade social proporcionada pelo novo coronavírus atingiu os amantes das práticas esportivas. Na tentativa de frear a disseminação e diminuir o número de vítimas, empresas que possuem trabalhos considerados como não-essenciais foram fechadas e as aglomerações estão proibidas. Com as academias fechadas, os praticantes de atividades físicas trocaram seus “habitats naturais” pelos exercícios em casa.

No entanto, a rotina longe da academia e sem o acompanhamento de um profissional, pode ser mais difícil do que parece. Douglas Muniz, 22, fazia musculação de segunda a sexta antes do isolamento social. Agora, o seu ritmo de treinos baixou para duas ou três vezes na semana. “Eu me distraio muito em casa e acabo perdendo o foco. Como a rotina mudou, eu não tenho nem mais horário fixo para treinar e o tempo de atividade também já não é mais o mesmo”.

Fotos em academias estão cada vez menos frequentes. Douglas mudou totalmente a rotina de treinos por causa do coronavírus – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para evitar que esse comportamento se torne um possível sedentarismo durante a quarentena, o profissional de educação física, Geraldo Neto, tem feito lives abertas no Instagram e no Youtube. Ele espera manter seus alunos em forma, mas também levar qualidade de vida a todos de forma gratuita. “Sei que muita gente foi afetada pela quarentena. Autônomos e desempregados que estão sem renda no momento, mas para mim a saúde vem antes de tudo. O objetivo é sairmos da quarentena mais saudáveis do que entramos. Em todos os aspectos”, conta o professor.

Sabendo que o público de suas lives é diversificado, Geraldo alerta que o exercício vai além da repetição do que é mostrado no vídeo. O professor deve ensinar atividades que possam ser facilmente feitas em casa e com equipamentos que não traga nenhuma lesão.  

Ouça a entrevista com o professor Geraldo Neto sobre os riscos da atividade física desacompanhado. 

Cuidados antes, durante e depois da atividade física.

A experiência de se exercitar em casa exige algumas precauções. A personal trainer Liliane Alves, conta que nesse período de quarentena os exercícios devem ser os mais simples possíveis porque a relação professor-aluno não é física, mas virtual.

Para ajudar nos treinos, ela separou algumas dicas: 

  • Consulte um profissional antes de iniciar qualquer atividade física
  • Faça os exercícios devagar 
  • Conheça seus limites e respeite-os
  • Beba água e lave as mãos sempre que possível
  • Alongue-se após a atividade 

Liliane lembra que atividade física pode ser usada ainda para aliviar o estresse e a ansiedade, nos momentos mais difíceis. “Não importa qual atividade física você vai fazer, procure a que você mais se identifica. Busque algo que te incentive, como uma música e se movimente. O importante é não ficar parado!”

Pedro José Alves – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s