Com foco na Economia Criativa, UVA Barra oferece Tópico Especial em Territórios Criativos

O estudo está disponível para diversas áreas acadêmicas

Youtube Space localizado no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, foi criado seguindo a linha de territórios criativos – Foto: Carol Ribeiro

A economia criativa é um ramo que cresce a cada dia. Pensando nisso, o campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA) disponibiliza, no primeiro semestre de 2020, a nova disciplina “Territórios Criativos”, ministrada pelo Professor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

O docente explica que são chamados territórios criativos os espaços que reúnem atividades ligadas aos conceitos de Indústria Criativa e Economia Criativa, nas áreas de produção de conteúdo editorial, digital, audiovisual; a arquitetura, o design e a comunicação, nos seus sentidos mais amplos e diversos. “A disciplina parte da ideia de que existem condições específicas que podem ser estimuladas e reunidas em um espaço identificável a fim de proporcionar um ambiente fértil para iniciativas empreendedoras, criativas e multidisciplinares”, destaca.

A matéria é vinculada ao curso de Comunicação Social, mas por tratar de temas interdisciplinares está disponibilizada como Tópico Especial, o que possibilita que alunos de diversas áreas possam cursá-la. O professor ressalta que os territórios criativos são formas de trabalhos mais colaborativos do que competitivos e mais circular do que linear. “O objetivo é exatamente apresentar ao estudante esta nova percepção sobre espaços e territórios criativos assim como os novos modos de produção e modelos de trabalho da contemporaneidade como os coletivos e os espaços de co-working”, conclui.

Graziela Andrade – 8º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s