O evento indica maneiras de amparar quem sofre com a doença
Conscientização e prevenção são palavras que representam o mês de outubro. Entre os dias 14 e 27/10, no Américas Shopping, acontece o bazar da Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN-RJ) e o corte solidário oferecido pelo salão Werner. Ações solidárias em prol da saúde e autoestima da mulher.
O dinheiro arrecadado com a venda dos itens de artesanato e de costura durante a ação, será revertida à AAMN-RJ para auxiliar no tratamento ambulatorial às mulheres de baixa renda. A voluntária Iolanda Paixão, de 68 anos conta: “Fazer alguma coisa, mesmo sendo algo pequeno, já é o bastante para ajudar alguém”. Para ela, que está na AAMN há 7 anos, ações como a que acontece no shopping são importantes para mobilizar a sociedade e incentivar o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer.
Além disso, o evento promoverá no dia 22/10, o corte solidário, uma parceria da Fundação Laço Rosa e o Werner. A franqueada do salão no shopping Miucha Abeid, de 37 anos, afirma que o salão já é ponto de coleta o ano todo para quem deseja doar o cabelo. “A ação é uma maneira de conscientização, de fazer as pessoas que não sofrem com a doença pensar sobre o assunto e as clientes ficam muito felizes em participar”, diz.
Dayana Souza, de 35 anos, conta que a sua filha Maria Eduarda, de oito anos, doou parte do cabelo e se sentiu muito feliz em conseguir realizar esse gesto de carinho. Laura Ramos de Azevedo luta contra o câncer desde 2014 e foi quem recebeu os fios de Duda. “A Duda amou conhecer a Laura, ficou passando a mão no cabelo dela admirada com a peruca; disse que agora eram amigas de cabelo”, comenta a mãe de Duda sobre o encontro das duas em julho deste ano.

O funcionário do salão Félix Malliá, de 44 anos, participará pela primeira vez do corte solidário e afirma que ação mobilizará outras pessoas a também doarem os fios. “Estou ansioso, porque sei que será muito bom e ajudará muitas pessoas a ficarem contentes em poder ter cabelo novamente”.
A partir de 12h, na próxima terça-feira (22/10), as senhas serão distribuídas para 16 pessoas que tiverem interesse em ajudar, independente do sexo ou da idade. Qualquer tipo de cabelo será aceito, desde que a mecha doada tenha 20 cm de comprimento, segundo o regulamento da ação. Após o corte, o(a) doador(a) ganhará hidratação e finalização gratuita. O material será enviado para a Fundação Laço Rosa.
Ana Carolina Fernandes – 4º Período | Jornalismo