‘Palácio em festa’: brincadeira de criança com um olhar no futuro

Evento que marcou o Dia das Crianças em Petrópolis reuniu atividades criativas e conscientização sustentável

Pipoca, algodão doce, sorvete, chocolate e muita brincadeira. Estes foram os ingredientes da primeira edição do “Palácio em Festa, o Festival da Criança no Palácio de Cristal”, em Petrópolis, que aconteceu de 11 a 13 de outubro em homenagem ao Dia das Crianças. O evento também apresentou para a garotada e toda a família o conceito da sustentabilidade e da diversidade com uma série de atividades culturais, e o melhor: com entrada gratuita.

As atrações foram criadas pelas produtoras culturais Isabel Themudo e Alice Cavalcante. “Sou empresária e produtora cultural há 30 anos. Carioca, eu me auto exilei em Petrópolis, há quatro anos, porque amo a cidade”, comenta Isabel que anteriormente, antes da elaboração do evento, fazia bolos e expunha em sua loja. Foi neste momento, observando o cenário de empreendedora do ramo alimentício, que veio o insight para expandir os negócios e colocar na vitrine, nas vistas da comunidade, os outros expositores locais. “Nós convidamos 54 expositores que estão bem distribuídos no local. Temos gastronomia de altíssima qualidade e a maioria é daqui. Tem muita coisa gostosa”, conta Isabel.

A empresária e produtora cultural Isabel Themudo criou o ‘Palácio em Festa’ junto com a jornalista e produtora e Alice Cavalcante – Foto: Paula Guaraldo

Os visitantes puderam aproveitar muitos docinhos, hot dogs gigantes, massas, shitake, espaço exclusivo para veganos, algodão doce no pote, sorvete, dentre outras opções, fizeram a alegria dos visitantes. Houve também palestras, workshops, ioga para crianças e a família, contação de história, feng shui, massagem e apresentações musicais com artistas da região.

Isabel destaca que o sucesso do evento veio da união e por serem profissionais de referência em cada segmento. “Eles abraçaram este projeto com a gente e foi muito fundamental essa parceria. Tem muita oficina e todas as atividades são gratuitas. E ainda tem os shows musicais”, revela a organizadora do evento.

Elisabete Silva, funcionária da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP), estava entre os expositores, auxiliando no estande de sustentabilidade e consciência ambiental e explica que a ideia é que cada consumidor se engaje no movimento que é trocar materiais reciclados para bônus com desconto na conta de energia elétrica. “Nosso propósito aqui é divulgar nosso trabalho. Trazer os materiais reciclados, separados, por exemplo: papel, papelão, latinha, e reverter em soluções e em bônus”. Ela acrescenta ainda que parte do material reciclado que é recebido são transformados em brinquedos criativos e dinâmicos a partir de sucatas e materiais reutilizados, fruto do Programa Educacional de Consciência Ambiental, do COMDEP.

Ozéias Siqueira Simone, Kátia Ferreira Simone, Margarida Silveira Montes e Elisabete Silva no estande do COMDEP – Foto: Paula Guaraldo

A funcionária pública Mary Sandra Gonçalves aproveitou o evento ao lado do filho e marido. Saboreando um sorvete, enquanto o menino devorava churros colorido de confetes, ela aprovou todas as atrações do recinto. “Estamos gostando muito do evento. Está bem legal, bem animado, as barracas estão bem diversas”, avalia Mery.

As organizadoras estimavam que o “Palácio em Festas” receberia em média 800 pessoas por dia, no entanto, ainda sem os dados oficiais sobre o público, Isabel e Alice acreditam que o número ultrapassou e, por isso, já almejam a segunda edição.

Paula Guaraldo – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s