UVA campus Barra realiza o I Fórum de Arquitetura e Urbanismo

O evento teve palestras e workshop gratuitos

Entre os dias 1 e 3 de outubro, o curso de arquitetura da Universidade Veiga de Almeida do campus Barra produziu o I Fórum de Arquitetura e Urbanismo. A cerimônia trouxe arquitetos renomados para darem palestras e debates com os estudantes sobre o que é arquitetura e sua função na sociedade, além do workshop de maquetes.

A ideia de criar o Fórum surgiu da necessidade de unir o universitário com experiências da futura profissão e relatos de profissionais já atuantes. O coordenador geral do curso, Alder Catunda, conta que é essencial o aluno entender qual a finalidade do arquiteto dentro da sociedade. “A função deste Fórum é trazer experiências e ouvir as vozes das entidades de arquitetura para movimentar as discussões entre os estudantes”, diz.

O docente da UVA e diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Carlos Eduardo Nunes, que participou da mesa de debate com o tema “União Internacional dos Arquitetos – UIA 2020 na Visão das Entidades de Arquitetura”, ficou satisfeito com a ideia de quebrar a barreira entre as autoridades e o corpo estudantil. “A experiência e o conhecimento são importantes, mas o questionamento dos estudantes é fundamental”.

“Nosso curso é recente, então queremos mostrar nossa identidade. Queremos deixar claro que o campus é um ambiente de pensamento e debate”.

– Alder Catunda

Aluna do quinto período e responsável geral do evento, Rosana Vilas Boas, relata que esta ação aconteceu em um ótimo momento, porque além de debater sobre o mercado com os profissionais e universitários, também desperta curiosidade sobre o UIA 2020, maior congresso mundial da área que será sediado no Rio de Janeiro no ano que vem. “Nós precisamos estar sempre em contato com profissionais para podermos nos atualizar sobre mercado. Só a teoria não é o suficiente”, comenta.

O presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-RJ), Pedro da Luz, destaca o diferencial dos debates produzidos por estudantes. “É importante porque enquanto alunos eles procuram uma pauta além das aulas normais”, fala o presidente.

Isabella Lutz | 6º Período – Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s