Os pavilhões do Riocentro abrigam editoras, autores e um público ávido por leitura
Começou ontem (30), a XIX Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, Rio de Janeiro. A tradicional feira literária tomou conta do famoso centro de exposições da cidade carioca e com uma programação para todas as idades, a Bienal contará com um grande elenco de autores brasileiros e internacionais. Nomes consagrados e a nova geração são aguardados pelos adeptos da leitura.
Os organizadores do evento esperam vender uma média de 2 milhões de livros. A assessora de imprensa da Bienal Ana Beatriz Mauro comenta que a estimativa de público ao longo dos dias é de 600 mil pessoas. “A expectativa é cada pessoa compre pelo menos um livro”, acredita. A grande novidade desta edição é o pavilhão laranja, que este ano está totalmente destinado ao público infantil. “A ideia deste pavilhão é que seja um local de diversão para toda família”, destaca Ana Beatriz.

A área destinada aos pequenos possui uma floresta mágica chamada de: Pela Estrada A Fora. A maior área cenográfica do evento ocupa cerca de 500 m² e pretende encantar e alegrar a criançada, além de proporcionar a sensação de estar dentro de um grande livro. Tainá Vargas, uma das monitoras da atração principal, diz que o local estimula e aproxima as crianças da natureza. “Aqui elas podem ouvir o canto dos pássaros e conhecer um pouco das lendas brasileiras no mundo das águas”, conta.

Entre os espaços já conhecidos do público estão: o Café Literário, que abordará temas atuais como Amazônia, fake news, feminismo, entre outros, e logo no primeiro dia, homenageou os 50 anos da carreira literária da autora Ana Maria Machado; A Arena #SemFiltro, com capacidade para receber 400 pessoas, promete grandes debates com o público jovem; O Fórum da Educação – acontecerá somente nos dias 2 e 3 de setembro – será voltado para discussões importantes com professores e profissionais da área; Além das tradicionais sessões de autógrafos no Encontro com Autores.

Essa aproximação com o universo da leitura é o que motiva muitas pessoas a visitarem a Bienal. Frequentador da feira literária há algum tempo, o historiador e servidor público Leonardo Rocha fala que apesar de possuir uma certa dificuldade de concentração para ler, para ele a leitura é um hábito saudável. “A bienal nos desperta o interesse pela leitura, principalmente com as crianças. O hábito de ler e a relação com o livro quando estimulados desde a infância cria uma geração de leitores e isso é muito interessante”, afirma.

Confira aqui a programação completa
Assista um pouco do que rolou no primeiro dia da Bienal:
.
Serviço:
DIAS DO EVENTO
30 de Agosto a 08 de Setembro
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Segunda à Quinta: 09h às 21h
Sexta-feira: 09h às 22h
Finais de Semana: 10h às 22h
VISITAÇÃO ESCOLAR
Segunda à Sexta de 09h às 17h
LOCAL
Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
INGRESSOS
Inteira: R$30,00
Meia-entrada: R$15,00
Graziela Andrade – 7º Período | Jornalismo