Chega ao Rio o maior evento literário do país

Os pavilhões do Riocentro abrigam editoras, autores e um público ávido por leitura

Começou ontem (30), a XIX Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, Rio de Janeiro. A tradicional feira literária tomou conta do famoso centro de exposições da cidade carioca e com uma programação para todas as idades, a Bienal contará com um grande elenco de autores brasileiros e internacionais. Nomes consagrados e a nova geração são aguardados pelos adeptos da leitura.

Os organizadores do evento esperam vender uma média de 2 milhões de livros. A assessora de imprensa da Bienal Ana Beatriz Mauro comenta que a estimativa de público ao longo dos dias é de 600 mil pessoas. “A expectativa é cada pessoa compre pelo menos um livro”, acredita. A grande novidade desta edição é o pavilhão laranja, que este ano está totalmente destinado ao público infantil. “A ideia deste pavilhão é que seja um local de diversão para toda família”, destaca Ana Beatriz.

XIX Bienal Internacional do Livro, no Riocentro – Foto: kaliane Trindade

A área destinada aos pequenos possui uma floresta mágica chamada de: Pela Estrada A Fora. A maior área cenográfica do evento ocupa cerca de 500 m² e pretende encantar e alegrar a criançada, além de proporcionar a sensação de estar dentro de um grande livro. Tainá Vargas, uma das monitoras da atração principal, diz que o local estimula e aproxima as crianças da natureza. “Aqui elas podem ouvir o canto dos pássaros e conhecer um pouco das lendas brasileiras no mundo das águas”, conta.

Floresta mágica: Pela Estrada a Fora- Foto: Graziela Andrade

Entre os espaços já conhecidos do público estão: o Café Literário, que abordará temas atuais como Amazônia, fake news, feminismo, entre outros, e logo no primeiro dia, homenageou os 50 anos da carreira literária da autora Ana Maria Machado; A Arena #SemFiltro, com capacidade para receber 400 pessoas, promete grandes debates com o público jovem; O Fórum da Educação – acontecerá somente nos dias 2 e 3 de setembro – será voltado para discussões importantes com professores e profissionais da área; Além das tradicionais sessões de autógrafos no Encontro com Autores.

A Jornalista e Escritora Ana Maria Machado é homenageada pelos 50 anos de carreira literária- Foto: kaliane Trindade

Essa aproximação com o universo da leitura é o que motiva muitas pessoas a visitarem a Bienal. Frequentador da feira literária há algum tempo, o historiador e servidor público Leonardo Rocha fala que apesar de possuir uma certa dificuldade de concentração para ler, para ele a leitura é um hábito saudável. “A bienal nos desperta o interesse pela leitura, principalmente com as crianças. O hábito de ler e a relação com o livro quando estimulados desde a infância cria uma geração de leitores e isso é muito interessante”, afirma.

Leonardo Rocha e família se divertem na XIX Bienal do Livro – Foto: Graziela Andrade

Confira aqui a programação completa

Assista um pouco do que rolou no primeiro dia da Bienal:

.

Serviço:

DIAS DO EVENTO

30 de Agosto a 08 de Setembro

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Segunda à Quinta: 09h às 21h

Sexta-feira: 09h às 22h

Finais de Semana: 10h às 22h

VISITAÇÃO ESCOLAR

Segunda à Sexta de 09h às 17h

LOCAL

Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

INGRESSOS

Inteira: R$30,00

Meia-entrada: R$15,00

Graziela Andrade – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s