CCBB promove reflexão política através da exposição
Protesto em forma de arte. O Centro Cultural Banco do Brasil recebeu, na quarta-feira (21), a primeira exposição do artista plástico Chinês AI WEIWEI. Idealizada pelo curador Marcello Dantas, o projeto “RAIZ”, pretende unir contextos culturais brasileiros e chineses.
Os espaços do CCBB trazem um olhar de Weiwei também sobre a biodiversidade brasileira. As peças “Martin” e “Level”, que fazem parte da série “Sete Raízes”, foram construidas a partir de raízes desenterradas na região de Trancoso, e fazem parte do período que ele passou no país.

O artista deixou seu país de origem em 2015. Questionador do governo chinês, Ai Weiwei, um ativista de questões sociais e humanas, construiu a obra “A barca” para representar o drama vivido pelos refugiados, ganhando notoriedade internacional. A variedade das peças chamou a atenção do estudante Rafael Bordado. “Há uma subversão ao poder, as autoridades, a vigilância e até desobediência civil na mostra”, afirma Rafael.

O público poderá conhecer o trabalho do artista em dois espaços, uma parte das obras ocupam o CCBB e outras estão no Paço Imperial. No evento oficial de abertura teve espectador que já conhecia o trabalho de Weiwei. “Eu acho que ele é o chinês mais incrível da atualidade, eu já tinha visto as obras dele em Nova York”, comentou o escritor Overland Airton.

Foto: Lucas Souza
A visitação está aberta ao público até o dia 04 de novembro com entrada franca.
Lucas Souza – 2° Período | Jornalismo