O medo e o terror de Stephen King movimentam o CCBB

Encontro promove debate sobre as obras do autor

Dos livros para o cinema. Centro Cultural Banco do Brasil realizou, na última sexta-feira (16), uma retrospectiva da carreira do conhecido mestre do terror. Idealizada pelos curadores Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro, a palestra faz parte da mostra de filmes “Stephen King: medo é seu melhor companheiro”, e tem o objetivo de aproximar o público do processo de criação e escolha dos longas-metragens para exibição. 

Durante o bate-papo, o curador ressaltou que é preciso apresentar o autor para um novo público por meio das obras adaptadas para o cinema e debater as temáticas abordadas, permitindo uma reflexão além do filme. “Na década de 70 Stephen King já trabalhava temáticas como o Bullying no livro e no filme Carrie, e que só seriam debatidas anos mais tarde”, afirma.  

Produzir uma mostra na cidade carioca acarreta algumas dificuldades. Breno comenta que com o aumento da violência e da corrupção no Rio de Janeiro muitos patrocinadores não querem associar as marcas ao Estado. O que contribuiu para que o projeto baseado nos famosos contos de horror demorasse 4 anos para sair do papel.

“A perda de credibilidade do Rio prejudica a produção de peças culturais e a volta de outros espetáculos”.   

– Breno Lira Gomes

Apesar dos obstáculos, o estudante Vítor Torres destaca a importância do CCBB em proporcionar mostras sobre a carreira de grandes artistas. “Hoje em dia, a cultura precisa ser mais valorizada e mais acessível para que todos conheçam obras de autores como o Stephen King”, disse.   

A variedade de produtos audiovisuais existentes no Centro Cultural chamou a atenção do crítico e jornalista Franscico Raboni. “O CCBB promove mostras de cinema completamente diversificadas e isso é incrível”, conclui.

Jornalista e crítico Francisco Raboni fala sobre seu amor pelas obras do autor Stephen king- Foto: Lucas Souza

Lucas Souza – 2º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s