Encontro promove debate sobre as obras do autor
Dos livros para o cinema. Centro Cultural Banco do Brasil realizou, na última sexta-feira (16), uma retrospectiva da carreira do conhecido mestre do terror. Idealizada pelos curadores Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro, a palestra faz parte da mostra de filmes “Stephen King: medo é seu melhor companheiro”, e tem o objetivo de aproximar o público do processo de criação e escolha dos longas-metragens para exibição.
Durante o bate-papo, o curador ressaltou que é preciso apresentar o autor para um novo público por meio das obras adaptadas para o cinema e debater as temáticas abordadas, permitindo uma reflexão além do filme. “Na década de 70 Stephen King já trabalhava temáticas como o Bullying no livro e no filme Carrie, e que só seriam debatidas anos mais tarde”, afirma.
Produzir uma mostra na cidade carioca acarreta algumas dificuldades. Breno comenta que com o aumento da violência e da corrupção no Rio de Janeiro muitos patrocinadores não querem associar as marcas ao Estado. O que contribuiu para que o projeto baseado nos famosos contos de horror demorasse 4 anos para sair do papel.
“A perda de credibilidade do Rio prejudica a produção de peças culturais e a volta de outros espetáculos”.
– Breno Lira Gomes
Apesar dos obstáculos, o estudante Vítor Torres destaca a importância do CCBB em proporcionar mostras sobre a carreira de grandes artistas. “Hoje em dia, a cultura precisa ser mais valorizada e mais acessível para que todos conheçam obras de autores como o Stephen King”, disse.
A variedade de produtos audiovisuais existentes no Centro Cultural chamou a atenção do crítico e jornalista Franscico Raboni. “O CCBB promove mostras de cinema completamente diversificadas e isso é incrível”, conclui.

Lucas Souza – 2º Período | Jornalismo