Evento gratuito reuniu 50 atrações na programação e promoveu manifestações culturais e artísticas
O vermelho e o branco tomaram conta do jardim do Palácio de Cristal de Petrópolis durante três dias da tradicional festa japonesa Bunka-Sai. O evento gratuito aconteceu de 8 a 11 de agosto e reuniu entre as atrações as principais comidas típicas do país além de diversas manifestações artísticas e culturais nipônicas.
A expressão Bunka-Sai significa “festival da cultura japonesa”. O evento, criado em 2008, é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis. A celebração começou para homenagear o centenário da imigração japonesa e, desde então, permanece no calendário anual de festividades da cidade ganhando a cada edição mais visibilidade e crescimento de público.
Neste ano a programação contou com 50 atividades. Teve torneio de karatê e judô, com destaque para o “2º Torneio Matheus Judoca Especial – Bunka-Sai 2019”, que leva o nome do jovem atleta petropolitano que tem síndrome de Down e reconhecido pela federação e confederação do esporte. Houve também a apresentação de Bon-Odori (a dança folclórica japonesa), coral de canarinhos, curiosidades sobre o Kimono, oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá (desenho), origami, de ábaco (calculadora japonesa), Aikido, cerimônia do chá, performance com Taiko (tradicional tambor japonês), Kendô Kage-ryu (combate com espadas), apresentação de Cosplay, Exposição ISHI DOORO – lanternas de pedra, competição de Pokémon GO, oficina de Ikebana Upcycle (arranjo de flores), espaço gastronômico com uma variedade de iguarias, barracas de artesanatos e peças decorativas. A cultura japonesa em diversos segmentos.

A aluna do Instituto Cultural Brasil-Japão, Angela Maia todo ano é convidada para oferecer uma oficina. A voluntária oferece aulas de Ikebana e sempre se sente à vontade na cidade petropolitana. “É muito bom ver o interesse das pessoas. Todo ano tem mais alunos do que vagas”, destaca.
A próxima edição está prevista para agosto de 2020.
Paula Guaraldo – 7º período | Jornalismo