Mulheres no mundo do audiovisual

Tema é um dos de debates no terceiro dia de Rio2C

Há alguns anos poucas mulheres tinham voz e destaque dentro das produções audiovisuais, a boa notícia é que isso vem mudando. E foi sobre esse assunto que a palestra “Elas, com elas, para elas” falou. O bate-papo contou com a jornalista Glenda Kozlowski, a atriz Taís Araújo, as apresentadoras Astrid Fontenelle, Andreia Horta e Renata Boldrini, a autora Maria Camargo e a moderação da jornalista Aline Midlej.

Exercitando a sororidade, as mulheres se apoiam cada vez mais e buscam igualdade em cargos diferentes. Para a atriz Taís Araújo, dar mais espaço para as mulheres, não só em frente às câmeras, mas por trás delas também, é um começo. “Nós não podemos contar a história do outro pelo nosso ponto de vista, tem que ser pelo da pessoa que vive isso”, explica.

O debate apresentou também a questão do assédio que as jornalistas, principalmente esportivas, sofrem. “Me colocaram para narrar na última olimpíada e foi horrível. Eu recebi várias mensagens de ódio, dizendo que mulher não era feita para narrar nada. Sem contar as inúmeras vezes que fui xingada dentro de campo”, conta a jornalista do SportTV, Glenda Kozlowski. “Mas, cada vez mais, vamos ter mulheres narrando e indo cobrir jogos sim, de futebol também. Ninguém vai nos calar”, completa.

A cada dia a luta contra o machismo, e inúmeros outros preconceitos é vencida. Segundo Astrid Fontenelle, as mulheres criaram uma barreira e se ajudam, o que antes não acontecia. “Antigamente era muito pior, eu procuro ser positiva em relação a isso. Temos muito a melhorar, mas ainda assim, estamos conseguindo. Hoje não ficamos caladas”, comenta a apresentadora. E é com um passo de cada vez, e unidas, que elas ganham um espaço.

.

Ana Beatriz Bernardo – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s