O lado universitário da força

Projeto de Iniciação científica da UVA promove evento voltado para a cultura geek

Henrique Granado e Eduardo Miranda em conversa com os fãs sobre o Conselho Jedi do RJ – Foto: Álvaro Dias

A galáxia que fica muito, muito distante se aproximou e se fez presente no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida na última quarta, dia 28. Em sua edição de estreia – oriundo de um dos projetos de iniciação científica apresentados no PIC UVA desse ano – o GEEK UVA trouxe como temática o universo Star Wars e ofereceu palestras, bate-papos, sorteios e interação com o público através de um Quiz sobre a franquia.

A abertura do evento contou com a presença de Adriana Vale, que ministrou a palestra “Star Wars – A Jornada do Herói” e falou sobre os aspectos da narrativa que envolve o personagem Luke Skywalker na trama e traçou um paralelo com as adversidades encontradas nas jornadas que existem no mundo fora das telas, mostrando como a ficção conversa com a realidade. “Essa jornadado herói apresentada em Star Wars, com várias etapas e passos, nós passamos várias vezes. Até porque, a vida é uma jornada”, comenta Adriana. “Quando você entende isso e pensa na história do Luke e do Darth Vader, você percebe que em tudo sempre há uma constante luta entre o bem e o mal”, explica a palestrante.

A organizadora Carolina Simões iniciou o evento apresentando a palestra de Adriana Vale – Foto: Álvaro Dias

O conselho Jedi do Rio de Janeiro e o projeto Cinevisão também marcaram presença no GEEK UVA. Henrique Granado e Eduardo Miranda lideraram um bate-papo divertido entre os fãs presentes. Os dois comentaram sobre os atrativos dos filmes e como a história consegue cativar gerações mesmo após 40 anos. “Eu acho que Star Wars é uma saga que mexe com conflitos que são muito familiares a nós, só que com uma roupagem muito incrível”, afirma Granado, do Conselho Jedi. “Por mais distante que seja a galáxia em que o filme se passa, a gente consegue se relacionar com os conflitos de cada personagem. Eu acho que essa é a principal ‘cola’ que atrai as pessoas e faz com que o fã mantenha a paixão acesa”, finaliza.

Para Miranda – responsável pelo Projeto Cinevisão – vale destacar a versatilidade da história. “George Lucas teve uma ideia muito boa de trabalhar um drama de novelinha, bem familiar, de uma maneira épica. Se você prestar atenção em Star Wars, vê que ele pode estar inserido em um drama no velho oeste, em uma comunidade… ele pode estar inserido no drama de qualquer lugar”, explica.

Organizadoras e mediadoras do evento, Ana Carolina Soares e Carolina Simões – estudantes da UVA, cursando o 6º período de Jornalismo – falaram sobre a importância de incentivar eventos como esse na faculdade. “Nossa ideia era trazer assuntos voltados ao nosso curso de uma forma mais leve, mais divertida, porque assim é muito mais fácil chamar a atenção de um aluno” atenta Ana Carolina. Anderson Barreto, professor orientador do projeto, acredita que o evento é um bom exemplo do diálogo entre teoria e prática.“Percebi o quanto as alunas estavam envolvidas na temática e como uniram o conhecimento teórico com a realização do evento”, afirma.

Premiação dos vencedores do Quiz – Foto: Álvaro Dias 

O GEEK UVA trouxe ainda diversos estandes temáticos e quer se firmar no calendário oficial de eventos da UVA Barra. Que a força esteja com todos!

Julia Morais – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s