Desbravando Portugal

Arquitetura e história da arte portuguesa se misturam em “Arte IN FORMA: Lisboa & Arredores”


Alex Balduino com os autores Lourdes Luz, Kátia Souza e João Torres respectivamente – Foto: Renatha Fogaça Vieira

O interesse em comum pela história da arte, arquitetura e o afeto por Portugal despertou em Kátia Souza, Lourdes Luz e João Torres a vontade de registrar suas vivências e experiências no livro “Arte IN FORMA: Lisboa & Arredores”. Lançado no dia 13 de novembro, no restaurante Las Brutas, na Cobal do Humaitá, a obra também apresenta comparações e alguns reflexos que se dão no Rio de Janeiro ou no Brasil, abordando uma determinada tendência ou movimento artístico.

A obra tem uma linguagem acessível, sem ficar nos termos técnicos, e retrata a importância de alguns monumentos arquitetônicos e cidades históricas, apresentando como que eles se constroem e se configuram na história da arte e da arquitetura. Kátia Souza, coordenadora do curso de Design de Interiores da UVA, acredita que transformar esses conhecimentos em um guia acessível para as pessoas comuns permite um entendimento maior da temática abordada.“Estive em Portugal no início do ano e poder unir a viagem com a produção do livro foi uma experiência enriquecedora”, diz.

Noite de autógrafos com os autores do livro
“Arte IN FORMA: Lisboa & Arredores” – Foto: Renatha Fogaça Vieira

Fã de Lisboa, João Torres – um dos autores – diz se surpreender cada vez que visita as terras lusitanas. “Nosso olhar nunca é congelado. Cada viagem é um impacto”, comenta. Ele conta ainda que outros dois livros já estão em fase de produção. “Assim completamos um roteiro seletivo no qual abordamos desde lugares clássicos a não-óbvios, mas sempre pensando na questão artística, histórica, estética e nas formas e estilos arquitetônicos”.

Os autores têm planos de estender o projeto para outros lugares, sempre com o enfoque de unir arquitetura, arte e viagem. “Eu pretendo fazer mais, quero ser lida!”, conclui Lourdes Luz. A versão digital do livro está disponível no site da Amazon.

Lourdes Luz com Flávio Roitman (um dos fotógrafos que colaboraram com o livro 
“Arte IN FORMA: Lisboa & Arredores”) – Foto: Renatha Fogaça Vieira

Graziela Andrade – 5º período | Jornalismo

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s