Feira de arte dá prestígio aos artistas brasileiros

Oitava edição da exposição espera receber cerca de 50 mil visitantes

IMG_6473.JPG
Visitantes admiram obras da exposição. Foto: Amanda Almeida de Oliveira

A arte sempre esteve presente no mundo e tem o potencial de compartilhar diversas culturas. Para valorizar mais o trabalho dos artistas plásticos, a “ArtRio” conta com 87 galerias de lugares diferentes, sendo 95% delas do Rio de Janeiro. Localizado na Marina da Glória, um dos principais eventos de arte da América Latina acontece entre os dias 27 a 30 de setembro.

No primeiro dia, além da inauguração, três criadores recebem o Prêmio FOCO, que tem como objetivo descobrir, ajudar e divulgar os projetos por eles feitos. Ana Hupe, Aline Xavier e Paul Setúbal foram os ganhadores desta edição e terão suas obras expostas no MAR (Museu de Arte do Rio), além de ganharem uma residência artírstica para que possam concretizar novas ideias.

A escultura “Jequi”, feita por Aline, tem seis metros e é inspirada em uma armadilha de peixes chamada “Nassa”, utilizada por um povo indígena. A artista tem como costume mudar o contexto do objeto e transformar em um símbolo de resistência. “Um acontecimento como o do Museu Nacional deixa claro que há uma precariedade em investir ou pensar na importância de preservar a cultura, arte e conhecimento de um povo”, diz.

IMG_6497.JPG
Escultura “Jequi” produzida pela artista Aline Xavier. Foto: Amanda Almeida de Oliveira

Como novidade, a mostra recebeu pela primeira vez a Janaina Torres Galeria, de São Paulo, que pretende acolher um formato contemporâneo novo e vibrante. “Para nós, como uma galeria jovem, é super interessante estar aqui e conhecer o mercado carioca, além da visibilidade”, conta.

A exposição conquistou o carinho da carioca Cíntia Assis, que atua em uma loja voltada para a arte moderna e contemporânea, onde soube do evento. “Eu estava achando que seria algo mais maçante, mas é minha primeira vez aqui e está sendo maravilhoso”. Ela também fala que o interesse por obras surgiu quando se tornou funcionária da loja e esteve mais presente no meio.

Amanda Almeida de Oliveira – 4º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s