Musical apresenta Gilberto Gil e Caetano Veloso para crianças

No sábado (15/09), o teatro do Imperator – Centro Cultural João Nogueira estreou Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças. O musical faz parte do projeto “Grandes músicos para pequenos” com a ideia de resgatar e a cultura e a memória de nomes da música brasileira.
A história se passa no reino de Pindorama, quando uma rainha autoritária proíbe qualquer manifestação musical, artística e cultural. Cae e Gil dois jovens músicos se encontram e resolvem se unir para trazer as cores, a alegria e a música de volta ao reino, uma alusão ao movimento tropicalista.
Contar sobre um movimento tão importante na história do Brasil e para as crianças é um trabalho que já virou rotina para a dupla Pedro Henrique Lopes (autor) e Diego Morais (diretor). O projeto já homenageou outros artistas brasileiros, como: Luiz Gonzaga, Braguinha e Milton Nascimento. “A ideia é conseguir apresentar uma parte da cultura e da música para as crianças, a intenção é que a nossa cultura não se perca”, afirma Pedro.
O quarto espetáculo não vem sem desafios. A cada nova história é preciso criar com o foco neste público. Para o diretor a maior dificuldade é manter as crianças atentas e presas à história. “Tem uma mensagem por trás, tem ensinamentos e as vezes músicas que eles não conhecem e passam a conhecer através de nosso espetáculo”, conclui Diego.
No repertório, estão 43 músicas compostas por Caetano e Gil, como “Expresso 2222”, “Andar com Fé”, “Tropicália” e “Alegria Alegria”. A peça fica em cartaz até 30 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h.
Beatrice Laeber – 2º período