Lucas Rocha estreia com livro que traz assunto considerado tabu

O último domingo (02/09) celebrou mais um passo na estrada da literatura Young Adult. Lucas Rocha fez o lançamento do romance “Você tem a vida inteira”, na livraria Saraiva de Botafogo. Trazendo uma temática sensível e pouco discutida, a história – que aborda o amor pós diagnóstico de HIV – chegou a ficar em 6º lugar no estande da Galera Record durante a Bienal do Livro em São Paulo.
Segundo o autor, a principal motivação para o livro foi a falta de referências. “Eu senti a necessidade de escrever porque vi muita desinformação sobre o assunto”, explica Lucas. Ele conta ainda que, quando iniciou o livro, trabalhava na Fiocruz fazendo revisão de artigos científicos de saúde. “Caiu na minha mão um artigo sobre HIV e AIDS, mostrando as percepções que as pessoas tinham de cada um. Eu vi muita falta de conhecimento básico. A partir disso, comecei a escrever a história”, revela.

Durante a conversa com o público, Lucas contou sobre a preocupação com a abordagem na hora de escrever, a necessidade de não difundir informações equivocadas e sobre como o processo de pesquisa foi seu maior desafio. “Eu tive a responsabilidade de fazer uma pesquisa muito apurada. Conversei com médicos, com pessoas que convivem com HIV, fui em centros de tratamento. Eu queria que as pessoas fossem aprendendo junto com o personagem principal”, conta o escritor.
As pessoas que foram prestigiar o evento e garantir um exemplar autografado, comentaram como a obra é significativa. “Eu, por exemplo, tenho uma noção muito geral do assunto. Não conheço os pormenores de alguém que tenha contraído a doença ou de como é o tratamento”, diz a arquivista de 27 anos, Lorrane Sezinando. “Tenho certeza que o livro vai me ajudar a pensar de forma diferente e conhecer melhor o tema”, acrescenta.
Histórias com teor de tabu estão cada vez mais presentes no gênero Young Adult. Com tantos autores dando o primeiro passo para debater assuntos delicados entre os jovens, a expectativa é que a literatura continue auxiliando no fluxo de informações, favorecendo o conhecimento e a prevenção.
Julia Morais – 6º período