Debates sobre o direito contemporâneo

Os estudantes tiveram acesso a assuntos polêmicos e atuais

IMG_3746
Rogério Borba da Silva conversando com os alunos sobre os desafios da advocacia. Foto: Ana Carolina Marinho

A 12° Semana Jurídica aconteceu de 27 a 31 de agosto no campus Barra. O evento teve ciclo de palestras, workshops e a presença de professores e profissionais do mercado para debater “O direito e a contemporaneidade”. O primeiro dia começou com o tema: “Avanços e retrocessos no direito do consumidor” e seguiu com conteúdos recentes e marcantes sobre a história brasileira.

Com o auditório cheio já na segunda (27), o advogado Rogério Borba da Silva falou sobre os desafios da advocacia no século XXI, como o pouco número de vagas para uma grande demanda de profissionais. Em um mundo marcado por individualidades, a palestra alertou também para a união da categoria. “Para que tudo dê certo, precisamos nos manter juntos, quando não tenho conhecimento sobre uma área é necessário não ter relutância em indicar outra pessoa para o cargo”, completa.

Com o tema “Os trinta anos da Constituição Federal”, o procurador Irapuã Gonçalves explicou a importância da mudança periódica da Constituição. “Não é possível morar em um país com as mesmas leis de 200 ano atrás, como os Estados Unidos. É preciso mudar com os tempos.”, argumenta. No final da palestra, o procurador ressaltou que os conteúdos atuais devem estar em sala de aula.

IMG_3833
Palestrante e coordenador do curso de direito no último dia da semana jurídica. Foto: Ana Carolina Marinho

A estudante do décimo período de direito, Camila Duarte aprovou a programação da Semana Jurídica. “Os assuntos foram bem modernos e alguns até polêmicos, além disso os debates foram dinâmicos e não cansativos”. A futura advogada também elogiou os palestrantes e os conteúdos apresentados.

Com a expectativa de sucesso alcançado, o coordenador do curso e um dos organizadores do evento, Soniárlei Vieira Leite diz que a escolha do tema é refletida com a preocupação constante da Universidade na formação dos estudantes. “Ao longo dos anos novos debates sobre o direito atual surgiram e percebemos como era importante apresentar isso aos alunos”, afirma.

A participação discente é uma forma de crescimento do graduando antes de chegar ao mercado de trabalho. Já poder experenciar um intercâmbio com outros universitários e profissionais que atuam com Direito no dia a dia. “Eles têm a oportunidade de conhecer professores de outras instituições, trazendo um contato com o mundo externo e isso é muito enriquecedor, não só pra eles, mas também pra gente”, conclui o coordenador. O final do evento veio acompanhado de novidades, o professor Soniárlei adiantou que em novembro os alunos do campus Barra terão o “Seminário Jurídico”. Outra oportunidade de discutir o Direito ainda na faculdade.

Ana Carolina Marinho – 6° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s