O Equilíbrio e o controle da mente

Centro Mindfulness promove workshop em parceria com a UVA

20180814_100004
Foto: Graziela Andrade

Fazer conexão consigo mesmo e prestar atenção no que é importante para si e para o outro são princípios básicos e fundamentais para a prática do Mindfulness. Pensando em levar a frente o conhecimento adquirido em 15 anos de estudos, o Psicólogo Clínico e Diretor do Centro de Mindfulness Vítor Friary iniciou na última terça-feira (14/08), no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA), uma semana de formação de instrutores voltada para o trabalho com crianças e adolescentes.

20180814_102642
Vitor Friary durante atividades em grupo. Foto: Graziela Andrade

Durante o workshop, Vítor propôs e ensinou diversas atividades de meditação e técnicas de controle da respiração para os participantes. “O Mindfulness é um processo de perceber quando a mente está cheia de coisas e que você pode entender que isso faz parte da vida”, afirma. O terapeuta garante ainda que ter o domínio da inspiração e expiração ajuda a aliviar e combater o stress do dia a dia.

O palestrante convidado Christopher Willard, professor do método há 20 anos, acredita nessa intervenção do corpo e mente e na sua funcionalidade com os mais novos. “Ensinar as crianças é como plantar sementes e toda vez que os pais passam por essa formação, sempre tem um que me pergunta qual a melhor maneira e eu sempre respondo que é a sua”, conta.

A psiquiatra Adriana Dias veio buscar mais informações sobre a metodologia para o trabalho com os seus pacientes desta faixa etária. “Estou aqui para me aprimorar, pois já pratico com alguns e eu percebo que isso muda bastante a vida deles. Melhora a qualidade do sono, o desempenho escolar cresce, sinto um retorno muito grande com os pequenos”, comenta.

Dicas simples como, por exemplo, diminuir o ritmo respiratório chamou a atenção da psicóloga Mariana Ribeiro, que também se interessou pelos ensinamentos. “Aprender como respirar melhor utilizando metáforas durante os exercícios facilita na compreensão infantil”, diz. O curso encerra sábado (18/08) e é destinado a profissionais de saúde, educadores e pais. “A nossa ideia é formar pessoas para que elas se tornem multiplicadores desse pensamento de ficar presente no agora”, conclui Vítor.

Graziela Andrade – 5º período

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s