O sonho de atuar profissionalmente no mundo dos jogos

Bate papo com Youtuber Marco Tulio revela como a indústria dos games se tornou uma fonte alternativa de trabalho

SONY DSC
O fã Gustavo Lima exibe livro autografado pelo Youtuber Marco Tulio. Foto: Bárbara Faria

Jovens apaixonados por jogos de computador buscam sempre por inspirações no Youtube. É nessa plataforma de vídeo que muitos adolescentes se informam e percebem que não estão sozinhos quando o assunto é a adoração pelos games. Nesta segunda edição, o Geek&Game Rio Festival recebeu na Geek Station o youtuber Marco Tulio, criador do “AuthenticGames”.

Em 2011, o canal foi criado pelo garoto de Belo Horizonte que, a princípio, queria apenas falar dos jogos que gostava, o que ele não imaginava era que esse pequeno projeto ganharia proporções gigantescas. O youtuber relatou que o resultado disso não veio da noite para o dia. “Eu vi que isso poderia se tornar uma profissão depois de uns três anos fazendo. Estou há sete gravando os vídeos e há muito trabalho em cima disso”, conta.

O sucesso foi perceptível logo nos primeiros anos. Em 2013, o AuthenticGames já tinha conquistado 200 mil inscritos. Hoje, com mais de 14 milhões de inscritos, o canal virou um “lugar” em comum entre crianças e adolescentes. Lá eles podem trocar ideias e também aprendem com as dicas sobre Minecraft. Caio Canelas, 10, assiste aos vídeos há 3 anos e relatou que gosta muito. “Sou muito fã, mas não sei se quero trabalhar com isso”, comenta.

Os pais também mostram grande aprovação pelo canal. Alexandre Coutinho é pai de Felipe, 10 anos, e de Rafael, 4 anos. Ele afirmou que os filhos são inscritos e assistem aos vídeos do AuthenticGames. “O Felipe acompanha há 5 anos. Eu fico muito tranquilo em relação ao conteúdo do Marco Tulio porque é voltado para a faixa etária deles. Eu apoio caso meu filho queira seguir nessa carreira, mas com algumas restrições”, afirma.

O canal alcançou dimensões extraordinárias. Há dois anos, o primeiro livro chamado “AuthenticGames: vivendo uma vida autêntica” foi lançado. Ainda em 2016, Marco Túlio foi inspiração para a criação da Happy Code by AuthenticGames, uma escola de programação de computadores e robótica voltada para o público infantil. Além disso, houve o lançamento de mais um livro e a estreia da turnê de shows.

O público do AuthenticGames varia entre meninos e meninas, a conversa despertou o interesse de adultos e crianças. Nos últimos 15 minutos, os mediadores Affonso Solano e Diogo Braga abriram espaço para as perguntas da garotada e dos pais. No final, Marco Tulio deixou uma mensagem para a plateia. “Fica o conselho para vocês, maninhos e maninhas, as coisas não acontecem rápido. Então, é acreditar no sonho e também é sempre bom ouvir o que o papai e a mamãe falam”.

Bárbara Faria, 6º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s