Uma nova fase

UVA prepara Semana de Boas-vindas aos calouros

WhatsApp Image 2018-02-28 at 17.01.48
Fotos: Isabelle Amancio

Os novos universitários são recebidos com um programa de recepção na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Barra. O projeto iniciou com um amistoso entre a Atlética da Barra e a Atlética da Tijuca, no último sábado (24/02). O cronograma segue durante toda a semana, com palestras, inaugurações de instalações, exibição de webséries e aulão de crossfit. Esta terça-feira (27/02) foi marcada pela abertura da Horta Comunitária, mostra de produções audiovisuais e a palestra pelo Pró Reitor Carlos Eduardo Nunes.

O primeiro evento deste dia, que reuniu alunos do curso de Direito, foi ao ar livre com o cultivo de novas sementes. A motivação da nova cultura sustentável originou da diretora Nara Iwata, e quem coordena é a professora Carla Cardoso de Moura, que realiza a atividade há alguns anos. “A interação dos estudantes vai além do contato com a natureza, uma vez que a horta comunitária permite a interdisciplinaridade com outros cursos”.

Essa junção das disciplinas estava presente na exposição das webséries produzidas por alunos de Jornalismo e Publicidade. O veterano de jornalismo João Victor Barros cita a importância de os calouros analisarem os trabalhos que o curso promove. “A mostra compartilha a experiência dos outros alunos, é um projeto que demanda tempo e trabalho, mas vale a pena o produto final”, acrescenta ao lembrar da produção de “Perdendo o Juízo” que participou.

IMG_8271
Fotos: Alunos de Fotopublicidade

Quem também revive experiências é o Pró-Reitor e professor de Arquitetura Carlos Eduardo Nunes ao palestrar sobre a tese de doutorado O Crescimento da Barra da Tijuca, que se tornou um livro. Durante o discurso, ele também aborda a expansão populacional e comercial da Barra e compara com a região Sul. “ A ideia era trazer um plano diferente de urbanismo de Copacabana e Ipanema, já que são áreas que possuem menos ventilação”.

Além da proposta de explicar sobre o livro que escreveu, o Pró-reitor fará, nessa quinta-feira (01/03), a abertura que antecede as palestras. A primeira será Internacionalização do Ensino Superior, com a coordenadora de RI Solange Pastana e Mesa Redonda com Representantes Consulares. Essa programação é valorizada não só pelos calouros, como o estudante do terceiro período de Publicidade Danilo Campos que enfatiza a relevância desses debates. “ É um evento que dá entusiasmo aos recém-chegados”, conclui.

Giovanna Faria, 6° período e Isabelle Amancio, 5° período.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s