Alunos pela Sétima Arte

Curso de Comunicação Social promove produção de websérie com direção dos alunos

6bd650f2-ad2f-45de-aab8-8c6e221fe154
Posteres das Webséries de 2017. Foto: Ana Carolina Marinho

Programas onlines estão cada vez mais aparentes. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) proporciona a experiência de criação de um episódio piloto de uma websérie aos alunos do primeiro e segundo período de Comunicação Social. Os projetos vão desde o desenvolvimento do roteiro até uma apresentação que acontecerá no dia 28 de novembro no campus Barra. Os estudantes contam com o auxílio de profissionais do ramo em sala.

Quem confirma isso é o professor Anderson Barreto, que assume a turma de Técnicas de Redação e Expressão pelo primeiro ano na Barra da Tijuca. “Ao longo das aulas, vemos a criatividade fluindo. E de repente uma história que seguiu um rumo, segue outro porque descobrimos juntos novas possibilidades”, conta Anderson. Porém nem tudo é perfeito. Durante a elaboração do episódio, os estudantes encontram dificuldades nas etapas de criação, que começa na sugestão do tema e se prolonga até a edição.

Essa dificuldade também foi encontrada pelo integrante da série vencedora de 2016.2, “Perdendo Juízo”, João Victor Barros conta que os obstáculos foram de coisas mais simples até as mais complicadas. “Tudo começou com a definição do tema. Depois para achar os personagens, os locais, os materiais de gravação e dias que todos tinham disponibilidade”, explica. E apesar dos desafios, os participantes não cedem a pressão. Com o decorrer do período, ganham experiência para o mercado de trabalho e descobrem paixões antes não exploradas.

Experiências que servem também para ajudar quem está começando. Por essa razão, além de ter interpretado em sua própria websérie, no ano passado a monitora da disciplina, Bruna Barros, aparecerá como Thalita em “M3SES”. “Um roteiro é muito elaborado, você tem sempre que terminar um capítulo pensando já no outro para chamar atenção do público”. E Bruna não esquece dos problemas passados, ela auxilia os calouros em todos os passos para 2017.2.

E para 2018, a expectativa é grande. “Eu espero trazer novidades para a disciplina dentro dessa narrativa seriado”, relata Anderson, que terá seu segundo ano como orientador. As webséries “Um conto de fardas”, “Até o último dia, Identidade”, “Reação em cadeia”, “Uma pitada de mágica”, “Escolha”, “4 lados”, “O preço do conhecimento”, “Antônimos”, “M3SES”, “O acordo” e “Linda” serão apresentadas no Campus Barra, a partir das 8 da manhã, no dia 28 de novembro.

Ana Beatriz Bernardo, 4º período e Ana Carolina Marinho, 4º período. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s