Equilíbrio econômico e ambiental

Ações para nivelar interesses financeiros com os padrões ecológicos corretos movimentam Campus Barra e Tijuca

Sem título

Figura 1Maria de Lourdes na reunião com os alunos que irão ajudar na feira

Os organizadores da II Feira de Práticas Sustentáveis/UVA, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de setembro, nos campi Barra e Tijuca, respectivamente, se reuniram na tarde dessa quarta feira (13) para acertar os detalhes finais do evento. São mais de 21 professores, 116 alunos, 15 cursos envolvidos e duas pós-graduações mobilizados. Uma novidade dessa segunda edição é o aumento no número de empresas participantes. Ano passado, na primeira edição, a feira contava apenas com 17 organizações. Esse ano o número cresceu para 97, sendo 55 inscritos no primeiro turno e 47 no segundo, e algumas organizações ficarão nos dois horários.

No campus Barra da Tijuca, a Feira acontece no dia 20 de setembro das 7h30 às 22h, e contará com estandes, workshop, talkshows, ofertas de estágios, campanhas de doação de roupas e alimentos não perecíveis e doação de cabelo para o projeto ‘ Mexa-se por um fio de solidariedade’, que tem como ONG responsável a ‘Toghether for Peace’, que estará apenas no dia 20 de setembro, no campus Barra, recebendo as mechas de cabelo e realizando cortes em um mini salão personalizado que será montado no campus Marapendi.

A programação completa do campus Barra você encontra nesse link Programação Barra da Tijuca.

No campus Tijuca a feira acontece no dia 21 de setembro de 2017. Para se inscrever no evento no campus Tijuca, acesse(https://www.eventbrite.com.br/e/ii-feira-de-praticas-sustentaveis-tijuca-tickets-37507850992)

A lista completa com a programação da Tijuca (https://sites.google.com/site/feiradepraticassustentaveis/home/2feiradepraticassustentaveis/programacaotijuca )

A base para a Feira desse ano foram os ”17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, que englobam vários problemas em que a sociedade precisa melhorar e desafios que devem ser enfrentados, como, por exemplo, a erradicação da pobreza, a promoção de uma educação de qualidade, a melhoria da vida nas cidades e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, entre outros. A proposta do evento é juntar tanto as pessoas e empresas que estão agindo em prol destes temas quanto os alunos. A intenção é fazer todos entenderem sobre as transformações que precisam ocorrer, pois as questões socioambientais demandam soluções urgentes. Professora do curso de Psicologia e coordenadora da Feira de Sustentabilidade, Maria de Lourdes Domingos, explica: “Na faculdade estamos em um ambiente repleto de informação, e depois que entendem isso, os alunos se engajam mais para resolver os problemas, que são sérios. E queremos que as empresas vejam que os alunos da Veiga são diferenciados e que se preocupam com a sustentabilidade, ou seja, em gerar conhecimento junto a quem vem nos visitar”, completa.

17 ONU

Figura 2  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O objetivo do evento é mesmo unir e mobilizar os alunos para práticas sustentáveis. “Assuntos relacionados a esse tema estão parados e precisamos nos movimentar. A universidade é um espaço ideal para a iniciativa e para buscar soluções para resolver os problemas que afetam a sociedade de uma maneira geral”, acrescenta Maria de Lourdes. A professora reafirma o interesse de levar o nome dos estudantes da UVA ao conhecimento das empresas. “Todos os trabalhos são desenvolvidos por alunos que aplicam os conhecimentos recebidos na graduação, e como universidade devemos gerar e promover os conhecimentos adquiridos”.

DSCN8207

Figura 2 Alunos que estão participando da organização da feira | FOTO: KARINA FIGUEIREDO  

A importância da Feira de Práticas Sustentáveis é tanta que o evento – que começou com uma exposição – se transformou, graças aos resultados positivos, em um projeto de extensão da UVA e ocorre uma vez por ano. Ela ressalta a relevância de um empreendimento como esse. “Muitos acham que a sustentabilidade está relacionada apenas ao meio ambiente, quando, na verdade, ela busca uma sociedade mais equilibrada em todas as áreas e sentidos, com as indústrias e sua preocupação com funcionários, por exemplo, além de abordar temas de gênero, sexualidade e novas famílias, entre tantos outros”.  Para a coordenadora, a inclusão do ser humano nesse movimento é pensada de maneira mais ampla, envolvendo a responsabilidade individual, ética, social e ambiental.

Foi por conta dessa integração que aumentou o número de participantes. No ano passado, 17 organizações estiveram presentes no evento. Neste ano, serão 95, que estão divididas entre os campi Barra e Tijuca. Desde empresas como a AMBEV e o espaço Oi Futuro até profissionais que tenham iniciativas recicláveis em relação ao lixo, por exemplo. “Essas ações podem transformar a vida das pessoas e contribuir para um espaço mais saudável”, avalia Maria de Lourdes. Para essa edição da feira, ela pretende estudar o público, para entender o comportamento de cada pessoa, evoluir com o propósito de melhorias na sociedade e construir um legado.

Outra participante que acredita na importância da Feira é Renata Westin, 39 anos, aluna do 8º período do curso de Psicologia. “Esse evento é uma forma de aprender as formas sustentáveis de se viver”. Com o intuito de levar o conhecimento e a prática a todos que participarem da Feira, a intenção é apresentar demandas que envolvem desde a redução da pobreza e da fome até a busca por educação e saúde de qualidade.  A igualdade e a procura por parceiros também estão entre os tópicos. “ As apresentações de teatro e de dança vão oferecer uma oportunidade de diálogo entre as empresas, ONGs e colaboradores. Durante essas atividades, uma casa sustentável de Lego estará em construção e ficará pronta no mesmo dia”.

Por ser pioneira neste tipo de evento, a Universidade Veiga de Almeida realiza pesquisas para encontrar organizações sustentáveis ou que desejem modificar a forma de relacionamento com práticas para equilibrar economia e meio ambiente. “A ideia da Feira é tornar o ser humano mais consciente e mais adepto de práticas sustentáveis e recicláveis, passar do lado negativo para o lado positivo com pequenos hábitos e atitudes que podem suprir nossas necessidades hoje sem prejudicar o amanhã”, afirma Esther Ferreira Guimarães, 39 anos, estudante do 8º período de Psicologia. Ela acredita que pequenas atitudes podem evitar inundações e diminuir a quantidade de lixo nas ruas. Mas para isso acontecer, é necessário dar atenção à situação climática, principal afetada por influências do homem.

Para o professor da Escola de Design Antônio Carlindo, 59 anos, que organiza o mapeamento das atividades programadas na exposição, o evento é de suma importância para a relação dos seres humanos com o círculo social. “ É o primeiro ano e eu estou com boas expectativas, tanto para a universidade de forma geral quanto para os envolvidos ”. Para encontrar qualidade e promover melhorias na comunidade é importante sair da zona de conforto, abrir mão de vícios desregrados e trocá-los por ações que equilibrem o seu interesse com outras pessoas e o planeta.

Na quinta-feira, os organizadores irão se juntar e avaliar como foi a experiência na Feira. Assim como aconteceu no ano passado com a coleta de óleo, a Veiga quer deixar um legado esse ano também. Na próxima sexta-feira (22), será inaugurado um grupo de trabalho interdisciplinar, do qual alunos de todos os cursos estão convidados a participar. A ideia do grupo é desenvolver ideias para trazer a sustentabilidade para dentro da faculdade, fazendo levantamentos do que a Veiga pode começar a fazer, por meio de ações, para ir melhorando e transformando não só o campus Barra, mas todos os seus campi em espaços de sustentabilidade social e ambiental.

customLogo

Quer participar, acompanhe toda a programação tanto no campus Barra quanto no Tijuca. Anota aí:

Programação Campus Barra Da Tijuca: (https://sites.google.com/site/feiradepraticassustentaveis/home/2feiradepraticassustentaveis/programacaobarra )

Programação Campus Tijuca : (https://sites.google.com/site/feiradepraticassustentaveis/home/2feiradepraticassustentaveis/programacaotijuca )

Para maiores informações acessem:

O facebook do evento: (https://www.facebook.com/events/694756240731844/?ref=br_rs )

Site da Feira: (https://sites.google.com/site/feiradepraticassustentaveis/ ) (http://feirasustentaveluva.com.br/#segunda-feira-sustentavel )

Vídeo com o conceito e proposta da feira ( Maria de Lurdes): (https://www.facebook.com/feiradepraticassustentaveis/?ref=br_rs )

Instagram da Feira (https://www.instagram.com/feiradepraticassustentaveis/)

Karina Figueiredo, 3º período e Anna Carolina Barros, 3º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s