A moda e os influenciadores digitais

Personalidades famosas na internet encontram seguidores para bate-papo descontraído

WhatsApp Image 2017-09-01 at 18.44.24 (1)
Fotografia: Lizandra Rios

No segundo dia da Bienal Internacional do livro, a Arena #SemFiltro recebeu os influenciadores digitais Maju Trindade, Julia Faria e Arlindo Grund. Sob a mediação da jornalista de moda da Globo News, Maria Prata, os três convidados conversaram sobre moda, mídias sociais e seus projetos literários para uma plateia de jovens e adultos que os acompanham diariamente pela internet.

Com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, a youtuber Maju Trindade contou como se sente ao saber que é inspiração em todos os sentidos para tantos jovens, principalmente agora que escreveu seu primeiro livro. “Eu achava que meu público era de jovens de 18 a 25 anos, mas no lançamento do livro e nas sessões de autógrafos, percebi que também tenho muitos seguidores que são crianças. Fico muito feliz em poder incentivar a leitura e fazer as crianças adquirirem gosto pelos livros”. Em seu primeiro livro, ela aborda diversos temas como a vida pessoal, o começo da carreira, família e o gosto pela moda.

O apresentador do programa Esquadrão da Moda, Arlindo Grund, enfatizou que a premissa básica da moda é se sentir bem consigo mesmo. Responsável pelos editoriais e capas das revistas Marie Claire, Estilo e Boa Forma, Arlindo ressaltou que estamos vivendo um momento de ressignificação da moda. “Em uma época de consumo exacerbado, é essencial darmos um novo significado para as roupas que já temos, sempre tentando reutilizar e aproveitar da melhor forma possível”. Além disso, o apresentador comentou que nem sempre é possível agradar a todos quando o assunto é moda. “Levei algum tempo para assumir meu estilo próprio no programa e, quando assumi, fui muito criticado. Porém hoje em dia, todos já aceitam melhor e posso refletir fielmente quem sou através de minhas roupas”.

Essa questão dos haters – em tradução livre, pessoas que odeiam, que disseminam ódio na internet – foi muito debatida por todos os convidados. A blogueira e escritora Julia Faria afirmou que, quando começou no mundo das mídias sociais, se importava muito com os comentários negativos. “Mesmo que eu estivesse com noventa e nove comentários positivos, eu sempre ficava abalada emocionalmente, mas hoje em dia sei lidar melhor com isso”. Ela também comentou como ficou surpresa ao tomar conhecimento do apoio de seus fãs.

A estudante Rafaela Meirelles, de 17 anos, afirmou que se surpreendeu ao ver ao vivo as pessoas que ela apenas segue pela internet. “Quando olhamos para eles através de uma foto, temos a impressão de que eles têm a vida perfeita, mas não é bem assim. Achei a Maju Trindade muito humana e simpática, gostei muito de ter a oportunidade de conhecê-la”. A Arena #SemFiltro ainda irá receber outros influenciadores digitais nos próximos dias de Bienal, como a atriz Maisa Silva e o cantor Tico Santa Cruz.

Lizandra Rios, 6º período e Carolina Marinho, 4º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s