Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, o movimento se consolidou ao longo dos anos e passou a englobar também o câncer do colo do útero, fortalecendo o debate sobre os direitos reprodutivos, o autocuidado e a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde feminina. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. A detecção precoce é o principal fator que aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade.
O episódio especial do podcast “10 Minutos Sobre”, produzido pela Rádio UVA Barra, trouxe como tema o Outubro Rosa, campanha internacional de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. Apresentado pela estudante Clara Luz, do 6º período de Jornalismo, o programa recebeu a professora Lidiane Reis, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Barra, para um bate-papo sobre a importância da informação e da prevenção no combate à doença.
Durante a conversa, a professora destacou que o Outubro Rosa vai além de uma campanha pontual, é um lembrete permanente sobre o autocuidado e a necessidade de acompanhamento médico regular.
Apresentação do PodCast:
Clara Nunes – 6º período de Jornalismo
Equipe Agência UVA Barra:
Duda Nicolich – 2º Período de Jornalismo
Carolina Alves – 4º período de Jornalismo.
Edição do PodCast:
Allan Pangaio – 4º período de Cinema
Coordenação da Rádio UVA Barra:
Professor Anderson Barreto
Coordenação do Curso de Jornalismo da UVA Barra:
Professora Renata Feital






Deixe um comentário