Neste Dia dos Professores, a homenagem é para aqueles que, mais do que transmitir conhecimento, despertam descobertas e transformam percepções. Foi assim com Carolina Santoni, estudante do quarto período de Design de Animação na UVA Barra, lembra com carinho de um docente que despertou nela uma nova forma de ver a arte.“Eu tinha o costume de desenhar sempre do meu jeito, com lápis e caneta. Aí, um dos meus professores começou a trazer materiais diferentes e me incentivou a testar coisas novas, a sair um pouco do normal e me jogar no novo. Eu nunca tinha visto aqueles materiais, e isso fez com que eu passasse a gostar de colorir e de experimentar novas técnicas”, conta. 

Para ela, o incentivo do professor não mudou só o seu desenho, mas transformou também sua vida pessoal e profissional, uma vez que ele estimulava os alunos a tentarem coisas novas, ampliando sua visão técnica e oferecendo a oportunidade de enxergar o mundo de outra forma.“Ele sempre motivava a gente a tentar algo novo. Fiz meu trabalho final em realismo, todo colorido, e ele adorou. Por causa dele, minha forma de desenhar mudou muito. Abriu minha visão sobre arte e criatividade. Passei a buscar coisas novas, e isso me inspirou não só como aluna, mas como pessoa”, completa Carolina. Segundo ela, seu professor sempre gostava de enfatizar que os alunos não deveriam temer o novo: “Ele tinha uma frase marcante que repetia constantemente para a gente, que dizia para não ter medo de tentar coisas novas, porque, às vezes, você só não gosta do novo porque ainda não conhece”.

Um professor tem o poder transformador de ampliar horizontes e mudar profundamente a forma como um aluno enxerga o mundo. Ao apresentar novas ideias, incentivar o pensamento crítico e valorizar diferentes perspectivas, ele pode despertar a curiosidade, a empatia e a consciência social dos alunos.

Mais do que transmitir conteúdos, o professor inspira questionamentos, desafia certezas e planta sementes de mudança que podem florescer por toda a vida. Com palavras, atitudes e exemplos, ele se torna um guia que ajuda o aluno a construir não apenas conhecimento, mas também uma visão mais ampla, justa e humana da realidade.

“A vitória do professor é quando o aluno aprende tudo o que você se dispôs a ensinar. E aí você encontra ele na rua, ele te olha e diz que conseguiu chegar lá. Você sabe que valeu a pena todo o esforço, as brigas e as risadas da sala de aula”, afirma Marilda Duarte, formada em Letras com ênfase em Inglês e Literatura, Pedagoga, Pós Graduada em Educação Especial e Psicopedagogia. Para ela, a maior recompensa da profissão são os reencontros inesperados com ex-alunos que lembram, com carinho, do seu papel como educadora. “É muito legal ver que os mesmos alunos de antes, agora estão empregados e alguns até como professores. É bom saber que, como educadora, você conseguiu plantar uma sementinha nos alunos. Isso é um motivo de orgulho e é isso que fica”, cita a ex-professora.

Marilda trabalhou com diferentes perfis de alunos ao longo da carreira, mas destacou que a experiência com adolescentes e adultos foi a mais marcante. Segundo ela, quando se trabalha com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a emoção é maior, uma vez que você tem a possibilidade de mudar a vida de alguém por meio da sua dedicação, esforço e carinho.“A gente sabe que marcou as pessoas quando vê que o aluno seguiu em frente, fez faculdade, que hoje tem uma profissão. Saber que eu mudei a vida de alguém e ainda ter o privilégio de comemorar junto com eles é maravilhoso. Isso é muito importante pra gente”, afirma. Mesmo aposentada, ela destaca que sente saudade de estar com os alunos, de conhecer pessoas novas e de poder ensinar. “Eu sinto falta do contato com os alunos, do carinho e da reciprocidade deles comigo. É muito bom estar em sala de aula. Fiz isso por muitos anos, conheci pessoas que vou levar para a vida, mas hoje quero estar em casa com os meus netinhos”, diz a professora.

Os professores carregam histórias que mostram que o trabalho docente vai muito além de transmitir conteúdo: é sobre inspirar, acreditar e acompanhar o crescimento de cada aluno, dentro e fora da escola. Afinal, cada história, sorriso e conquista de um ex-aluno se tornam a verdadeira recompensa para um professor, a certeza de que seu trabalho faz diferença na vida de alguém.

Num mundo em constante transformação, o papel do professor segue sendo essencial para formar cidadãos críticos, empáticos, criativos e preparados para os desafios da vida. Eles são lembrados por uma palavra no momento certo, por um incentivo que virou escolha de carreira, por uma lição de vida que mudou tudo.

Para a pedagoga e psicopedagoga Elisângela Martins, mais do que ensinar, o professor deixa marcas que atravessam gerações. Seja na lembrança de uma música, de uma conversa no intervalo ou de um incentivo no momento certo, o impacto dos educadores permanece na memória afetiva dos alunos.“Quando nos encontramos depois de um tempo, alguns fatores ficam marcados na memória da criança, como na minha, de professora. Uma brincadeira, uma música, um evento,e lembramos juntos. Percebo o quanto aquilo foi importante”, afirma Elisângela.

“O espaço da sala de aula é o melhor lugar. É um encontro com o outro, com diferentes saberes, culturas, modos de aprendizagem. Mesmo com as dificuldades que estamos vivendo, em que depositam todos os tipos de problemas da educação no ombro do professor, é um lugar de transformação”, cita a professora. Para ela, mesmo em tempos de desafios na educação, como a falta de reconhecimento e a sobrecarga de responsabilidades, o amor pelo ensino continua sendo o que move quem escolhe a sala de aula como espaço de transformação.

O Dia dos Professores é um símbolo dos desafios diários, mas também da persistência de quem segue firme por acreditar no poder transformador da educação. Estar presente nas histórias, nas lembranças e, muitas vezes, nas conquistas de quem um dia ocupou uma carteira escolar é o verdadeiro legado do professor.

Já Débora Oliveira, estudante de pré-vestibular, destaca seu antigo professor Tássio, de Português, como uma das maiores inspirações de sua trajetória acadêmica. “Ele é um ser humano incrível, com uma didática impecável. Prende a atenção dos alunos e explica muito bem. Ele é muito inteligente na matéria dele, sabe muito do conteúdo e faz muita questão em sala de aula. Além disso, ele incentiva e motiva os alunos a não desistirem dos seus sonhos”, afirma Débora.

Ela conta que uma das frases mais marcantes do seu professor vem de um filósofo para incentivar os alunos a continuar tentando. “Ele costumava citar a frase de um filósofo que dizia que aquilo que importa de verdade não é o que fizeram de você, mas o que você faz a partir daquilo que fizeram de você”. De acordo com a jovem, a lição mais marcante que o professor deixou foi sobre ter coragem. “Ele sempre falou que as coisas difíceis precisam ser encaradas com coragem. Não podemos controlar o resultado, mas podemos controlar nosso desempenho. O professor Tássio me encorajou a enfrentar as provas de vestibular e concursos com mais coragem e confiança, e a permanecer firme naquilo que eu quero como carreira”, conta.

Luciano Nicolich, estudante de Engenharia Elétrica na UFRJ, destaca o professor Luiz Felipe Lins, de Matemática no Ensino Fundamental, como o que mais marcou sua vida e foi essencial em sua trajetória acadêmica e pessoal. “Ele sempre fazia de tudo para que todos aprendessem e sempre buscava várias oportunidades para nós. Éramos de uma escola pública, mas ele sempre nos fez pensar além disso, a sair da caixinha e tentar coisas grandes”, relembra Luciano.

“Se você se depara com um problema, tente olhar por outro ângulo”, destaca Luciano, ao mencionar a frase marcante de seu professor. Segundo ele, essa mentalidade o ajudou a crescer nos estudos, no trabalho e na vida pessoal.“O professor Luiz Felipe abriu oportunidades para mim, as quais me ajudaram a chegar onde estou hoje. Se não fosse ele me ajudando a entender e aplicar a matemática, eu não teria nenhuma das medalhas que conquistei, com a ajuda dos ensinamentos e apoios dele”, afirma.

Deixe um comentário

Tendência