A Semana de Comunicação (SECOM) 2025 da Universidade UVA-Barra aconteceu nos dias 22 a 26 de setembro, e ofereceu aos alunos 6 palestras realizadas no turno da manhã além de 4 oficinas no período da tarde. Diversos temas foram abordados no decorrer da semana, e pela primeira vez o evento trouxe uma mesa redonda sobre jornalismo esportivo, trazendo os convidados Roberto Veloso jornalista do Sportv, Luiz Gontijo jornalista e produtor do Esporte Espetacular e João Lidington jornalista e host do podcast Fut&Papo,com o tema “Caminhos do Jornalismo esportivo”.
A palestra iniciou com a apresentação dos convidados,o primeiro foi o jornalista Roberto Veloso que contou sua trajetória no ambiente jornalístico e compartilhou com o público dicas valiosas para aqueles que desejam ingressar no jornalismo esportivo.Uma delas foi “preparem os espaços e as oportunidades”,o palestrante enfatizou que não basta apenas ter o desejo de se tornar um bom profissional na área de comunicação,é necessário usar a criatividade e força de vontade para sair da zona de conforto e alcançar seus objetivos.
Para dar continuidade às instruções, João Lidington, host do podcast Fut&Papo, destacou a importância de estar sempre preparado quando uma oportunidade surgir. “Estejam prontos para qualquer oportunidade que aparecer”, afirmou. Sua fala reforça a necessidade de atenção constante às chances que surgem no caminho e do preparo contínuo, já que nunca se sabe quando ou se haverá uma segunda oportunidade.Para os universitários, a reflexão se conecta diretamente ao futuro profissional, em que estágios, projetos e até mesmo entrevistas podem surgir de maneira inesperada. Estar preparado desde já significa aumentar as chances de conquistar espaço no mercado e construir uma trajetória sólida logo no início da carreira.
A programação seguiu com o produtor do Esporte Espetacular, Luiz Gontijo, ressaltou que, para criar produtos de qualidade é fundamental manter a produção ativa e adquirir conhecimento em várias áreas, de modo a compreender e participar de todas as etapas do processo, em vez de se concentrar apenas em um ponto específico,”façam o processo acreditando nele por mais que ele seja difícil”,disse Gontijo.
O publicitário e especialista em Marketing digital, CEO e sócio da MW LAB Gabriel Wasserman, foi um dos palestrantes do segundo dia de SECOM. Em sua palestra o publicitário enfatizou a importância de fazer um bom networking,como definir o valor do próprio trabalho no mercado e quais habilidades os profissionais devem desenvolver para se destacar.O palestrante iniciou o debate destacando os três fundamentos essenciais do marketing digital.“Os três pilares mais importantes são marketing, vendas e experiência do cliente”, afirmou Gabriel Wasserman, ressaltando a importância de equilibrar essas áreas para alcançar resultados efetivos.Ele reforçou que profissionais preparados e conscientes dessas dimensões têm maiores chances de criar projetos inovadores e bem-sucedidos, capazes de gerar impacto real no mercado.
Enquanto a palestra de Wasserman era voltada principalmente para alunos de publicidade, o mesmo período contou com outra palestra direcionada aos alunos do curso de jornalismo,que abordou Comunicação Não Violenta (CNV) com o organizador de eventos do Senac e jornalista Eduardo Lima.O tema trouxe ferramentas de diálogo,com o objetivo de orientar sobre o manejo dos sentimentos e como eles refletem nas decisões e posturas pessoais.Eduardo concluiu que,o primeiro passo para aplicar a Comunicação Não Violenta (CNV) é assumir que a compreensão do público é uma responsabilidade do comunicador. Por isso, é fundamental adotar uma linguagem que se aproxime das pessoas, supere barreiras e facilita um diálogo claro e eficiente.Durante a sessão, também foram discutidos os obstáculos que comprometem a comunicação.Eduardo estimulou os alunos a observarem seus próprios comportamentos e a se posicionarem de maneira assertiva diante de opiniões divergentes,promovendo interações mais respeitosas e produtivas.
Para além de palestras enriquecedoras,as oficinas também abordaram diversos temas. Um deles foi Como falar em público sem medo com Jhonatan Luiz, fundador do projeto Fala Legal.O especialista destacou o medo recorrente de falar em público. Ele explicou que a insegurança ao se comunicar pode ter diferentes origens, entre elas experiências traumáticas anteriores e quadros de ansiedade e para erradicar tais inseguranças é necessário paciência e prática.
Já no terceiro dia do evento, o tema “entre perguntas apagadas e respostas brilhantes.O fetichismo da tecnologia” com o coordenador de projetos de marketing Lima foi destaque.A palestra trouxe uma reflexão sobre a IA e das tecnologias digitais destacando os riscos de exagerar nessas ferramentas e apontando os impactos da inteligência artificial nas redes sociais e como integrá-la no mercado de trabalho.
Para encerrar a programação da sexta-feira (26), duas palestras foram realizadas. A primeira, conduzida pela assistente de direção para TV, cinema e publicidade Clara Soares, que abordou o trabalho do produtor audiovisual. Ela destacou a importância da organização no processo de produção, apresentou o passo a passo de um set de filmagem e compartilhou orientações valiosas para quem deseja se tornar um bom profissional. Segundo a palestrante, “para ter uma boa produção, a ordem do dia deve estar bem alinhada”. Sua fala reforçou que organização e foco são fundamentais para o sucesso na área.
A segunda palestra foi conduzida pelo fotodocumentarista Ratão Diniz, que abordou o tema do fotodocumentário. O palestrante destacou como suas imagens carregam fragmentos de sua própria história e resgatam lembranças da infância. Ratão também ressaltou o papel da fotografia como instrumento de impacto sociocultural, capaz de revelar diferentes realidades e culturas, demonstrando, assim, o poder transformador da arte na sociedade e na desconstrução de preconceitos.
Com o encerramento da SECOM, ficaram registrados dias de debates, palestras e trocas de experiências que reforçaram a relevância da comunicação no cenário atual. O evento cumpriu seu papel de aproximar estudantes e profissionais, deixando como legado o estímulo ao aprendizado contínuo e à reflexão sobre o impacto da área na sociedade.
Madu Zamba – 2º Período






















Deixe um comentário