Clara Soares, assistente de direção para produções audiovisuais, veio até a Universidade Veiga de Almeida campus Barra nesta sexta-feira (26) para compor a programação do último dia de Semana da Comunicação. Durante palestra, Clara mencionou os desafios e as oportunidades do setor audiovisual no Brasil e destacou a importância da organização no processo de produção.
“Ser comunicólogo é dar um jeito, é paixão”, disse Clara.
Ao decorrer da palestra Clara abordou temas como o desenvolvimento da tecnologia e afirmou que o audiovisual é um campo movido por pessoas e criatividade. Mais do que equipamentos sofisticados, é a dedicação da equipe e a clareza no planejamento que vão determinar a qualidade de um projeto e fazer a diferença para que o produto final se destaque dos demais.
A palestrante ressaltou que o fluxo de produção de um filme ou série envolve múltiplas etapas e demanda organização e detalhismo em cada etapa. O produtor precisa lidar com diferentes contextos e orçamentos. “O produtor está ali para produzir na realidade que tem”, ressaltou lembrando que conhecer o território e administrar bem o tempo são competências essenciais.
O roteiro vai muito além da construção narrativa, é também uma ferramenta prática de organização, de acordo com a assistente de direção, que explicou que um roteiro detalhado funciona como uma planilha de produção, capaz de orientar até questões de custos e cronogramas.
Outro ponto abordado na palestra foi a relevância da distribuição. Clara lembrou que o aspecto financeiro impacta diretamente essa etapa, permitindo que, dependendo do orçamento, o conteúdo chegue ao público com mais agilidade e qualidade ou não.
A escolha das narrativas a seguir também foi destaque. Clara aconselhou aos alunos a pensarem em que tipo de histórias as pessoas querem ouvir como público consumidor, reforçando que o audiovisual precisa refletir os contextos históricos e sociais. As produções audiovisuais vão além de algo com fim meramente de entretenimento, são também agentes de transformação e formação de opiniões. Nesse processo, buscar referências se faz indispensável.
A palestra foi encerrada deixando aos alunos a mensagem de que para ser produtor audiovisual e trabalhar com comunicação exige muito mais do que técnica ou talento, é preciso ter paixão e ser cuidadoso com o que produz.
Clara Luz – 6º Período














Deixe um comentário