Os jornalistas Roberto Veloso, Luiz Gontijo e João Lidington se reuniram hoje, na UVA Barra, para a palestra sobre o jornalismo esportivo e suas trajetórias no mercado de trabalho, além de darem dicas e conselhos para os alunos. A palestra abriu o primeiro dia da Semana de Comunicação do campus Barra.

Eles abordaram a importância de estar sempre produzindo e de ter conhecimento em diferentes áreas, sem focar apenas em uma parte do processo de produção de um produto. Além disso, os jornalistas também destacaram a importância de já começar a se inserir no mercado de trabalho desde o início do curso. “A carreira de vocês já começou,” disse Luiz Gontijo.

Roberto Veloso, jornalista e ex-aluno da Universidade Veiga de Almeida, falou sobre o começo de sua trajetória universitária, que teve início na Publicidade e somente depois ele migrou para o Jornalismo, e como sua breve permanência no curso influenciou seu olhar profissional. “Eu comecei a não pensar a nova pauta como jornalista, mas sim como algo para o público.” disse Roberto Veloso.

O jornalista destacou ainda os benefícios de estagiar no laboratório da faculdade. “Você sai um pouco só da teoria, entra na prática, aprende a desempenhar suas funções’’. O primeiro trabalho do jornalista na área da Comunicação foi como estagiário nas agências da universidade. “Viver esses momentos que a faculdade proporciona e a Veiga me proporcionou, fez toda diferença na minha carreira,” disse.

Veja um trecho da entrevista:

Jornalista Roberto Veloso

João Lidington também reforçou a necessidade de estar sempre pronto e aberto para novas oportunidades. O  objetivo até pode ser claro na mente do aluno, mas o caminho para  chegar até ele ainda não foi definido e pode aparecer de diferentes maneiras, em diferentes oportunidades. “Estejam prontos para qualquer oportunidade que pintar”, destacou Lidington.

Eles aproveitaram para falar dos desafios de fazer produtos esportivos dentro do meio digital e  da necessidade de estar sempre inovando,  pensando em como fugir do óbvio e  se destacar, buscando  deixar o produto mais atrativo e interessante para o público que vai consumir. “A gente mudou nossa forma de se comunicar e precisamos estar preparados com essa maneira de se comunicar o tempo todo em tempo real”, disse Gontijo. O apresentador do Bola Quadrada, Roberto Veloso também reforçou a necessidade de estar sempre pensando e se aproximando do meio digital. “Eu tentava colocar na cabeça da minha gerência que nós deveríamos estar cada vez mais fortes no digital”.

Luiz Gontijo, jornalista e produtor, abordou a importância de criar as próprias oportunidades, valorizando veículos menores que, por muitas vezes, tendem a abrir portas e estar sempre fazendo conexões, seja com outros jornalistas já formados ou com colegas de sala que podem vir a ajudar no futuro. Ele também ressaltou a necessidade de estar sempre aprimorando seu currículo e o manter constantemente atualizado. “Façam o processo acreditando nele por mais que ele seja difícil”, disse Gontijo.

Os jornalistas também aproveitaram para destacar que no meio esportivo, principalmente do futebol, a melhor abordagem para um jornalista é evitar deixar explícito o clube para o qual torce, a fim de ser mais transparente e se preservar de possíveis críticas ou ataques nas redes sociais, especialmente vindos de torcedores. “Se você quer ser jornalista esportivo, você é você, não tem time”, disse o jornalista.

O aluno do quarto período de jornalismo, Edilson Cavalcante, reforçou a importância da palestra para a formação acadêmica dos alunos de comunicação, trazendo novas perspectivas para a área de atuação escolhida pelos estudantes após o final do curso e o incentivo a criação de novas conexões e contatos. “Além de conhecer pessoas da nossa área, também temos a chance de fazer networking com outros alunos”, disse o estudante.

Caio Fernandes, do quinto período de jornalismo, destacou como foi benéfico ter a oportunidade de ouvir dicas e conselhos dos jornalistas durante a palestra, principalmente para quem quer seguir na área do esporte e buscam ampliar sua visão para o mercado de trabalho.“É muito importante aprender com três profissionais que já estão no ramo.”, falou Caio Fernandes.

Deixe um comentário

Tendência