No Rio Innovation Week teve a participação de figuras emblemáticas do Carnaval brasileiro, como Gabriel Haddad e Leonardo Bora, na palestra “ Antropocruzo II – do Carnaval das Águas do Pará ao desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro” com a mediação de Kallie Dias. O debate apresentou como foi o processo de criação do último carro alegórico  “O Carnaval das Águas do Pará”  que teve participação de alunos de design.

A palestra foi rica em conhecimento,principalmente por relatar o processo para levar o carnaval à avenida, que conta com o apoio de diversas vertentes, como alunos e carnavalescos. A mediadora Kallie Dias,mestranda, na época aluna de design, também relatou que a experiência de fazer parte da elaboração foi enriquecedora, já que descobriu mais sobre a cultura paraense. 

Os carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad foram categóricos ao mostrar como o Carnaval é, ao mesmo tempo, arte, tradição e inovação. Transformar lendas em desfiles exige um trabalho de costura simbólica.“ Cada um irá narrar de uma maneira, cabe a nós costurar os fragmentos tecendo um manto coerente para contar essa história”, afirmou Leonardo Bora.

Saberes transmitidos de geração em geração, como os rituais indígenas, as práticas afro-brasileiras e a própria criatividade do Carnaval, também representam formas de inovação, pois  reinventam narrativas , materiais e modos de viver em comunidade, mostrando que o futuro  pode nascer tanto de um algoritmo quanto de práticas culturais.“Inovação não é só inteligência artificial. Também é tecnologia ancestral, fruto da memória coletiva e da arte popular”, afirmou Gabriel Haddad, logo, a inovação não se limita à tecnologia digital.

Além de abordar o universo do samba, a palestra ressaltou a relevância de divulgar a cultura brasileira internacionalmente, citando a participação de Kallie Dias como produtora na exposição de design latino-americano no MoMA, The Museum of Modern Art, em Nova York, evidenciando como o Carnaval e suas manifestações criativas têm alcance global. “Foi  gratificante mensurar o quão importante a nossa cultura é importante para eles” , afirmou Kallie Dias.

O encontro mostrou que, no Rio Innovation Week, tradição e futuro caminham juntos, evidenciando que a inovação também nasce da cultura popular.

Malu Cordeiro – 2° período 

Deixe um comentário

Tendência