Executivos da CNN Brasil e da UOL apontam caminhos para inovação e agilidade em multicanais 

No segundo dia do maior evento de criatividade e inovação da América Latina, Rio 2C, o painel “Jornalismo Multicanal: Novos Modelos de Negócios para um Cenário em Transformação” reuniu dois grandes nomes da comunicação brasileira, Cris Moreira, Vice-presidente de Relações de Estratégia da CNN Brasil, e Paulo Samia, CEO da Uol. O debate trouxe uma reflexão urgente sobre os desafios e as adaptações que o jornalismo precisa enfrentar em um cenário cada vez mais digital, dinâmico e multicanal.

O painel discutiu estratégias para monetização em plataformas digitais, o papel das redes sociais na distribuição de notícias, a importância da produção de conteúdo em vídeo e áudio, e como o jornalismo constroi  confiança e credibilidade em um ambiente de desinformação.  “O acesso a conteúdo hoje é muito fácil, por isso é preciso ter uma distribuição ética, verdadeira e fiel” afirmou Paulo Samia. 

Cris Moreira refletiu sobre a reinvenção do Jornalismo na era digital, destacando que , hoje, não pode mais se sustentar apenas na publicidade tradicional ou nas assinaturas impressas. Para ele, é necessário analisar e criar novos modelos de divulgação de informações o mais rápido possível para ser referência. “A agilidade é essencial para chegar mais rápido nas mídias”, citou Cris Moreira. 

Ambos em seus discursos relataram sobre a nova geração e como o jornal mudou a partir dela e por ela. A necessidade de criar vínculos com a nova geração gerou um grande movimento dos veículos de comunicação, que se mobilizaram para estarem presentes em todas as plataformas do meio, para, assim, atingir um número elevado de pessoas. “A gente sabe que cada vez mais essas jovens, principalmente os jovens hoje em dia, passaram por várias transformações que os jovens antigamente não passavam. Agora os jovens, nesse momento, viveram uma transformação muito rápida no formato e no hábito de consumo de conteúdo”, relatou Paulo Samia.

Para Paulo Samia, CEO do Uol, as pessoas não se prendem a apenas um formato de comunicação, geralmente é utilizado pelo menos duas plataformas. Por isso, o portal do Uol desenvolveu um novo projeto, em que eles criaram um formato de vídeo informal e descontraído para falar com o público jovem. “ Não diria que é um desafio, mas é uma necessidade dos veículos se adaptarem a esses novos formatos para falar com essas novas gerações (…). Com isso, você consegue falar essa linguagem, além de, claro, você trazer o público também dessas novas gerações para desenvolver os conteúdos, para criar novos conteúdos, já com essa visão adequada para as novas gerações”, citou Paulo Samia. 

Para Cris Moreira, vice-presidente de relações de estratégia da CNN Brasil, é necessário aprender a se comunicar e fazer parcerias, para ter uma grande agilidade nas informações e ser sempre um dos primeiros a publicar uma matéria quente. “O jornalismo aprendeu a trabalhar com o comercial e o comercial com o jornalismo”, afirmou Cris Moreira.  Ele também destacou que vê grande necessidade de ter um jornalismo mais abrangente, que aproxime as pessoas de estados diferentes, para ele, isso é possível através do Jornalismo Local. “Ter diversas formas de falar e divulgar informações conquista o público. Precisamos desenvolver uma maior personalização para todos os lugares do Brasil” declarou Cris Moreira. 

Os dois grandes nomes da comunicação brasileira relataram que o  maior desafio na transformação digital de suas empresas foi construir um canal de comunicação, independente da audiência e da plataforma, que desperte o interesse e a confiança no público. “A gente continua mantendo a qualidade, a velocidade na produção de conteúdo, a velocidade no desenvolvimento de novos produtos, adequando essas novas tecnologias. E principalmente a velocidade de adoção das novas tecnologias também. Às vezes, a gente tinha que tomar decisões estratégicas no sentido de adotar ou não novas tecnologias em prol da velocidade de adoção e em prol da qualidade dos produtos. Então pra mim o maior desafio é estar sempre atualizado, entregando aquilo que as pessoas estão esperando consumir e mantendo a qualidade dos produtos”, concluiu Paulo Samia. 

Duda Nicolich – 1º período 

Deixe um comentário

Tendência